Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central adia mais uma vez a implementação de cobrança no PIX

A implementação da cobrança do PIX foi divulgada em outubro de 2020, mas foi adiada mais uma vez.

0

Nesta segunda-feira (15/03), o Banco Central anunciou em uma publicação no Diário Oficial da União que a implementação da cobrança no PIX entrará em vigor somente dia 14 de maio.

Essa é a segunda vez que o Banco Central adia a cobrança do PIX, mas sem uma explicação desta vez. Planejado inicialmente para começar em Janeiro de 2021, a implementação sofreu um adiamento em dezembro devido a problemas técnicos e deveria ter iniciado hoje.

É provável que você também goste:

Pix em processamento na Caixa: Clientes continuam reclamando

Fiz um Pix para a conta errada, como recupero meu dinheiro?

Fiz um Pix e não caiu na conta destino. O que fazer?

O que é o sistema de cobrança no PIX?

Pensado para ajudar empresas e clientes, a ideia é que as pessoas possam ir a um estabelecimento que já possui o sistema e pagar suas contas ou fazer transferências por PIX.

Além disso, com o Pix será possível gerar documentos com pagamentos agendados, o que facilitará o planejamento financeiro das empresas. A expectativa é que, com este sistema novo, haja uma diminuição no uso de boletos bancários, da mesma forma que o PIX conseguiu diminuir a quantidade de DOCs e TEDs.

PIX
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Com o QR Code tornando-se uma ferramenta comum, os lojistas, fornecedores e demais profissionais poderão utilizá-lo para compras presenciais ou online.

Embora não haja uma explicação clara sobre o porquê do adiamento do sistema de cobrança no PIX, o prazo de validade do QR Code dos participantes continua sendo até 30 de abril. Por isso, é possível pensar que uma das razões do adiamento seja o baixo número de participantes que validaram o código.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Comentários
Carregando...