Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central vai autorizar estorno de dinheiro em fraudes com o Pix

Com o crescimento de golpes efetuados em cima do Pix, o Banco Central vai permitir o estorno de dinheiro no caso de fraudes comprovadas.

0

O novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), chamado Pix, caiu no gosto do povo brasileiro. Isso porque o método permite transações 27 horas por dia, durante os sete dias da semana. Desde o seu lançamento em novembro de 2020, o número de operações saltou de 33,5 milhões, para 393,6 milhões. Entretanto, o novo sistema também passou a ser alvo de diversos golpes. Devido a isso, o Banco Central vai permitir o estorno de dinheiro em fraudes com Pix. 

É provável que você goste também

Nubank solicita reconhecimento facial para confirmar Pix de alto valor

Ganhe 3.000 pontos Livelo com os cartões de crédito do Bradesco

Conheça a fraude no Nubank que pode cancelar o seu cartão

Cuidado: Receita Federal detecta nova fraude em e-mail

Estorno de dinheiro em fraudes com o Pix vai ser permitido pelo BC

A novidade de estorno de dinheiro no caso de fraudes por meio do Pix, está prevista para ser lançada ainda em 2021. Ela faz parte de um pacote de novidades que deve chegar ao brasileiro. Dessa forma, o usuário vai ter uma devolução ágil de recursos, no caso de uma suspeita de fraude, bem como em falha operacional nos sistemas, devendo ser lançada no quarto trimestre de 2021. 

Vale ressaltar, que a medida é extremamente importante, pois os criminosos têm se aperfeiçoado em golpes neste meio de pagamento. Ou seja, por meio de técnicas de engenharia social, eles se apoderam de rendimentos de terceiros por meio do Pix. 

Além disso, outra estratégia adotada pelo Banco Central, de forma a evitar golpes, e que já está funcionando, é o ajuste do valor máximo das transferências feitas por dia. Ou seja, o cliente pode reduzir o valor máximo de transação diária, através dos aplicativos das instituições bancárias. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Comentários
Carregando...