Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central tem sistema que revela as contas bancárias abertas

O registro mostra dívidas, operações entre consumidores e empresas e relacionamentos bancários.

0

Um problema que o Banco Central (BC) combate é o número de contas bloqueadas por falta de movimentação ou abertas indevidamente, essas que por sua vez tornam-se uma tortura na vida de um consumidor.

Para combater esse problema, o BC disponibiliza um sistema para localizar todas as contas abertas com o CPF/CNPJ dos brasileiros.

É provável que você também goste:

Selic deve começar a subir em maio, segundo ex-diretor do Banco Central

Descubra os Prós e Contras da Autonomia do Banco Central

WhatsApp e Banco Central negociam nova plataforma de pagamento

Acesso ao Extrato do Registro de Informações no BC?

Para acessar o Extrato de Registro de Informações no Registrato (Extrato do Registro de Informações no Banco Central), é preciso se cadastrar no sistema do BC. O cadastro pode ser feito pelo celular, certificado digital ou internet Banking, e a validação presencial está suspensa devido ao Covid-19.

Após escolher como deseja acessar a plataforma, a liberação ao sistema será dada depois que a frase de segurança numérica foi criada. Essa chave precisará ser validada na instituição financeira escolhida no começo do cadastro. 

Com o credencial confirmado no sistema eletrônico do banco central, basta informar um e-mail e criar uma senha de acesso. Com essa etapa finalizada já será possível avançar e conhecer a situação de suas contas bancárias.

Dentro do sistema, selecione a opção “Meus Relacionamentos Financeiros” e crie um relatório. O sistema vai indicar em alguns segundos todas as contas e instituições financeiras registradas no nome do consumidor, os dados incluem a data de abertura e o encerramento de cada conta.

O que pode ser consultado no Registrado?

Além de consultar a situação das contas bancárias, o registo vai permitir consultas das operações de financiamento, empréstimo e crédito de qualquer valor acima de duzentos reais, assim como todas as chaves Pix registradas e as operações de câmbio realizadas pelo CPF/CNPJ.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Jo Galvao/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...