Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Birôs de crédito estão suspensos por 60 dias de negativar por dívidas, entenda!

Birôs de crédito suspendem a negativação de dívidas por 60 dias. Saiba mais sobre os impactos e como aproveitar essa medida!

Os birôs de crédito suspenderão a negativação de dívidas por 60 dias. Esta medida teve seu anúncio na última quinta-feira (16) pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). Trata-se, portanto, de uma iniciativa voltada para aqueles que estão sofrendo com as enchentes no Rio Grande do Sul.

Dessa forma, o objetivo é oferecer um alívio temporário aos devedores e promover a estabilidade financeira em meio a desafios econômicos. Saiba mais detalhes dessa decisão e seus impactos na sequência!

Birôs de crédito vão suspender negativação de dívidas por 60 dias no RS

Imagem de um celular com a tela no score de crédito
Imagem: Song_about_summer / Shutterstock.com

A ANBC anunciou que os principais birôs de crédito, incluindo Serasa, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod, suspenderão a negativação de dívidas por 60 dias no Rio Grande do Sul. Esta medida temporária tem como objetivo dar aos consumidores um período para regularizar suas finanças sem o risco de terem seus nomes negativados.

Sendo assim, a suspensão da negativação beneficiará consumidores que possuem dívidas em atraso e estão enfrentando dificuldades financeiras. Durante o período de 60 dias, não ocorrerão novas inscrições de inadimplência, permitindo que os devedores tenham mais tempo para negociar e quitar suas pendências.

Saiba mais sobre a iniciativa

Ademais, a medida para os birôs de crédito teve sua implementação em 1º de maio, data em que a calamidade foi decretada. Assim, será aplicada de forma retroativa. O presidente da ANBC, Elias Sfeir, afirmou em nota que a ideia é que, com essa suspensão, credores, consumidores e empresas possam conversar e renegociar seus créditos de forma.

Veja também:

Entidades solicitam alterações na CLT para proteger trabalhadores do RS sob ameaça de demissão

Por fim, para os consumidores, essa suspensão representa uma oportunidade de evitar a negativação do nome, o que pode trazer diversos benefícios, como a manutenção do acesso a crédito e a proteção da reputação financeira. Além disso, oferece um respiro financeiro, permitindo que os devedores se organizem e busquem soluções para suas dívidas.

Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com