Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsas CNPq: saiba quanto pagam e como receber

Saiba o que são, quanto pagam e quem pode receber uma bolsa CNPq para atuar exclusivamente com pesquisa no Brasil. Veja!

Para muitos que ambicionam seguir carreira no ramo acadêmico brasileiro, o sonho se depara com os desafios da rotina diária, muitas vezes sem bolsas como o CNPq para ajudar. O CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, oferece bolsas para profissionais e professores que querem se tornar pesquisadores.

Elas auxiliam os estudantes e profissionais a manterem a vida enquanto se dedicam aos estudos em universidades, voltando-se para a área acadêmica e científica. As bolsas CNPq têm este nome uma vez que são oriundas do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O que são as bolsas CNPq?

Estudantes, segurando cadernos e livros, comemorando.
Imagem: ViDI Studio / Shutterstock.com

O CNPq é um órgão federal que desempenha papel crucial na gestão, regulação, desenvolvimento e incentivo à pesquisa científica do Brasil. A fundação do órgão foi em 1951, sob a denominação de Conselho Nacional de Pesquisas.

Em 1974, houve a alteração do nome para o atual, entretanto, a sigla CNPq segue utilizada até os dias atuais. O CNPq tem uma grande influência no progresso tecnológico e de inovação do país, tal fenômeno ocorre em virtude do órgão financiar boa parte dos estudos e pesquisas realizados no país.

Veja também:

Como funciona a conta Kids do banco Inter?

Financiadas pelo próprio CNPq, as bolsas são administradas pelas Instituições de Ensino Superior (IES). São elas que selecionam os alunos para serem beneficiados e cadastram no CNPq. Cada universidade possui um número específico de bolsas CNPq, contudo, é imprescindível verificar as condições para concorrer, dado que o processo seletivo varia em cada IES.

Como me tornar um bolsista CNPq?

Para quem é elegível, as bolsas CNPq operam como um salário, permitindo que o beneficiário se dedique exclusivamente aos estudos. O valor, ainda, varia de acordo com o nível de graduação, que pode ser graduação, especialização, mestrado ou doutorado.

Há variados tipos de bolsas CNPq, cada uma possui procedimentos específicos de candidatura, seguindo o público direcionado. O primeiro passo é possuir vínculo com alguma IES. Após isso, é necessário passar por um processo seletivo para integrar um projeto de pesquisa ou programa de pós-graduação com fomento do CNPq.

O valor das bolsas varia de acordo com a modalidade, desde R$ 300 (para iniciação científica júnior) até R$ 14.000 (para pesquisadores visitantes especiais em pós-graduação). Em 2023, houve uma atualização dos valores pagos, após passarem 10 anos sem sofrerem reajuste. O importante é ressaltar que existem diferenças entre bolsas.

Imagem: ViDI Studio / Shutterstock.com