Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro se manifesta sobre o consignado do Auxílio Brasil

Confira o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro a respeito do empréstimo consignado liberado pelo governo

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última quinta-feira (04/08) o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou uma Medida Provisória que permite o empréstimo consignado para usuários do Auxílio Brasil. Dessa forma, o crédito já está liberado, mas ainda não foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania. 

Assim, surgem diversos questionamentos a respeito da novidade, principalmente a respeito do valor mínimo e do valor máximo da retirada. Portanto, pode-se dizer que isso dependerá da regulamentação do Ministério e que os bancos estão aguardando as regras gerais que o Governo divulgará. Mas, já é possível dizer que não há valor mínimo de retirada, tendo em vista que cada instituição financeira definirá o menor patamar possível para fazer a solicitação.

Posicionamento do presidente Jair Bolsonaro 

Em entrevista ao Flow Podcast na segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (PL) alegou que espera que a população brasileira “não entre em uma bola de neve de empréstimos. Esse comentário refere-se à possibilidade dos beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) pedirem empréstimos consignados. 

Além disso, o presidente afirmou que “o ideal é não pegar empréstimo, mas tem gente que precisa pegar para saldar outras dívidas, para pagar juro menor”. Vale destacar que essa liberação de empréstimos foi criticada por especialistas em finanças, isso porque há grande chances dessas famílias se endividarem. 

O presidente disse, ainda, que a liberação desses recursos era uma demanda dos beneficiários dos programas sociais. Ademais, o chefe do Executivo declarou, na última segunda, que pediu aos executivos de instituições financeiras, em um evento na Febrabran (Federação Brasileira de Bancos), a redução dos juros do empréstimo consignado. 

Limite de gastos

Primeiramente, Bolsonaro assumiu ter ultrapassado o teto de gastos em 2020.

“Nós fizemos tudo isso com responsabilidade. O Paulo Guedes é um cara extremamente zeloso com o ministério dele. A gente não vai dar pedalada. Se furar o teto, resposta vem de imediato, dólar vai lá pra cima”, afirmou o presidente. 

Além disso, durante o podcast, Jair Bolsonaro deu uma estimativa de redução da inflação para o ano de 2022, com projeção para 7%. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.