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Bradesco é o “bancão” com pior ouvidoria em ranking do BC

O Banco Central (BACEN) divulgou o ranking de qualidade na ouvidoria de bancos, financeiras e instituições de pagamento do 4° trimestre do ano de 2021. A lista apresenta as 15 melhores instituições no quesito “Qualidade de Ouvidorias”, e o Bradesco aparece com a pior ouvidoria entre os “bancões”.

Listamos os 5 piores no top 15 no ranking do Bacen para você conferir:

  1. C6 Bank(Conglomerado);
  2. BTG Pactual / Banco PAN (Conglomerado);;
  3. Bradesco(Conglomerado);
  4. Votorantim (Conglomerado);
  5. Itaú (Conglomerado).

Nas melhores posições ficaram:

  1. Midway S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento;
  2. BMG (Conglomerado);
  3. PagBank / PagSeguro (Conglomerado);
  4. Nubank (Conglomerado);
  5. Caixa Econômica Federal (Conglomerado). 

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Ranking de Ouvidoria do Bacen

O ranking traz a lista das ouvidorias de bancos e financeiras, classificadas pela agilidade e pela qualidade do atendimento às reclamações registradas pelos clientes. 

A posição no ranking depende do prazo de atendimento, da qualidade da resposta, de a instituição utilizar ferramentas públicas de mediação de conflitos, como a plataforma consumidor.gov, e da quantidade de reclamações sobre o atendimento das ouvidorias das instituições.

O ranking é divulgado a cada três meses e dividido entre as instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes e as com menos de quatro milhões de clientes. Qualquer pessoa física e jurídica pode ter acesso às informações.

Recentemente, o Bacen anunciou mudanças no ranking, que passou a ter um número mínimo de demandas de 30. Para uma instituição ter a sua ouvidoria avaliada, é necessário que, no trimestre de referência, haja pelo menos 30 reclamações analisadas e 30 respostas oferecidas.

Para formular o ranking, o Bacen avalia critérios estipulados por lei. O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

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Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com