Bradesco é o “bancão” com pior ouvidoria em ranking do BC
O Banco Central (BACEN) divulgou o ranking de qualidade na ouvidoria de bancos, financeiras e instituições de pagamento do 4° trimestre do ano de 2021. A lista apresenta as 15 melhores instituições no quesito “Qualidade de Ouvidorias”, e o Bradesco aparece com a pior ouvidoria entre os “bancões”.
Listamos os 5 piores no top 15 no ranking do Bacen para você conferir:
- C6 Bank(Conglomerado);
- BTG Pactual / Banco PAN (Conglomerado);;
- Bradesco(Conglomerado);
- Votorantim (Conglomerado);
- Itaú (Conglomerado).
Nas melhores posições ficaram:
- Midway S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento;
- BMG (Conglomerado);
- PagBank / PagSeguro (Conglomerado);
- Nubank (Conglomerado);
- Caixa Econômica Federal (Conglomerado).
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Ranking de Ouvidoria do Bacen
O ranking traz a lista das ouvidorias de bancos e financeiras, classificadas pela agilidade e pela qualidade do atendimento às reclamações registradas pelos clientes.
A posição no ranking depende do prazo de atendimento, da qualidade da resposta, de a instituição utilizar ferramentas públicas de mediação de conflitos, como a plataforma consumidor.gov, e da quantidade de reclamações sobre o atendimento das ouvidorias das instituições.
O ranking é divulgado a cada três meses e dividido entre as instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes e as com menos de quatro milhões de clientes. Qualquer pessoa física e jurídica pode ter acesso às informações.
Recentemente, o Bacen anunciou mudanças no ranking, que passou a ter um número mínimo de demandas de 30. Para uma instituição ter a sua ouvidoria avaliada, é necessário que, no trimestre de referência, haja pelo menos 30 reclamações analisadas e 30 respostas oferecidas.
Para formular o ranking, o Bacen avalia critérios estipulados por lei. O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
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Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com