Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália; saiba mais

Turistas dos EUA, Canadá e Austrália deverão apresentar visto para entrar em território brasileiro. Confira como se dará o processo!

A partir da próxima quarta-feira (10), os cidadãos dos Estados Unidos, Canadá ou Austrália, que possuem passaporte comum, terão que apresentar visto para entrar no Brasil, seja por portos, aeroportos ou fronteiras terrestres. 

Assim, a medida, que reverte a decisão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que em março de 2019, tinha dispensado a obrigatoriedade de apresentação de visto a turistas desses países e também do Japão para entrarem em território brasileiro. Veja mais detalhes da medida!

Exigência de visto para os turistas

Dessa forma, o governo brasileiro argumenta que a exigência de visto para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália visa estabelecer reciprocidade nas relações diplomáticas. Além disso, a medida também busca fortalecer a segurança nacional, controlando o fluxo de entrada de pessoas no país.

Assim, a medida é uma resposta a esses países que, mesmo com a dispensa de visto para entrar no Brasil, continuaram cobrando visto para brasileiros entrarem em seus territórios. 

No entanto, em maio de 2023, o Japão e o Brasil firmaram um acordo, isentando do visto os japoneses que quiserem entrar no Brasil e os brasileiros que entrarem no Japão. Assim, a isenção recíproca vale para viagens de até 90 dias.

Pessoa segurando visto
Imagem: vovidzha/ Shutterstock.com

Visto eletrônico

Portanto, a partir de quarta-feira (10), os turistas dos EUA, Canadá e Austrália que quiserem vir para o Brasil deverão solicitar o visto eletrônico (e-Visa) por meio do site, que custa US$ 80,90, cerca de R$ 453,04. E, em caso de dúvida, é possível entrar em contato por meio do e-mail: [email protected].

Veja também:

Governo quer mudar regras do Imposto de Renda para quem investe na Bolsa; saiba mais

Dessa forma, ao emitir o visto eletrônico, não é preciso comparecer a consulados brasileiros. Tendo o prazo de validade de 10 anos para norte americanos e 5 para canadenses e australianos. Assim, o visto valerá por até 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. No entanto, não é possível ultrapassar 180 dias a cada 12 meses.

Imagem: vovidzha / shutterstock.com