Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Criatividade: brasileiros criam fogão para funcionar com energia solar e dispensar botijão

São nos momentos de crise que a criatividade se mostra essencial para superar as adversidades. Com o botijão a gás custando uma fortuna, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criaram um fogão movido à energia solar.

Além de não ser necessário o uso de botijão, o fogão é feito apenas com materiais descartados ou de baixo custo, como espelhos e sucatas. Segundo os cientistas, para produzir o protótipo, foi gasto apenas R$ 150.

É provável que você também goste:

Quem recebe o benefício do BPC pode receber o vale-gás do governo?

Fogão com energia solar pode ser tornar uma opção mais barata para brasileiros

O funcionamento da invenção usa alguns princípios da física para funcionar. Basicamente, o aparelho capta a luz solar, transforma a radiação do sol em calor, cria uma espécie de efeito estufa e utiliza esse calor para assar os alimentos.

Fogão movido à energia solar (Imagem: Reprodução / BBC)

Já foram criadas invenções parecidas, mas o grande diferencial do fogão criado pelos cientistas da UFRN é que este usa isolantes térmicos que aceleram o tempo de preparo dos alimentos, podendo ser comparado com o tempo de um fogão convencional.

Em testes feitos pelos inventores, o fogão solar chegou a atingir a temperatura de 650°C e também assou um bolo em uma hora e meia. O tempo é apenas 20 minutos a mais do que um aparelho à gás. 

O projeto é uma iniciativa do laboratório de máquinas hidráulicas do curso de engenharia mecânica da UFRN. Quem está à frente da pesquisa é o professor Luiz Guilherme Meira de Souza, que estuda energia solar há 40 anos.

“Os processos de montagem e desmontagem do fogão, bem como seu manuseio são simples, necessitando apenas um treinamento rápido, no qual qualquer cidadão comum pode operar” declara os pesquisadores no Trabalho de Conclusão de Curso sobre o projeto.

Agora, a grande questão para o fogão solar seguir adiante é encontrar investidores para tornar viável a produção em grande escala. Em entrevista ao programa Meio Norte Mais, o professor coordenador disse que deseja uma parceria com os governos dos estados, para que a invenção esteja no alcance dos mais necessitados também.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Reprodução / BBC