Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros estão iniciando relação com sistema financeiro cada vez mais cedo

De acordo com o Relatório da Cidadania Brasileira, os cidadãos estão começando um relacionamento com o Sistema Financeiro Nacional cada vez mais cedo. 

O estudo aponta que “Entre 2001 e 2010, o primeiro relacionamento dos brasileiros com o Sistema Financeiro Nacional era iniciado em média aos 32 anos. Em 2019 essa média baixou para 25 anos. A cada ano, em torno de 3,7 milhões de jovens acessam pela primeira vez o Sistema Financeiro Nacional (SFN).”

Além disso, dados recentes mostram que um em cada quatro jovens entre 15 e 19 anos que iniciaram seu primeiro relacionamento com o SFN, o fizeram com instituições não bancárias. Quanto mais jovem, mais as Instituições de Pagamento (IPs), são escolhidas para o primeiro relacionamento com o SFN. 

A pandemia da Covid-19 teve participação importante nessa evolução. No Brasil, houve, entre outras iniciativas, a introdução de um auxílio financeiro para parte da população: o Auxílio Emergencial

Esse benefício teve como efeito imediato a abertura de milhões de novas contas para o seu recebimento, o que explica, em parte, o aumento significativo de novos relacionamentos em 2020. No decorrer do ano, cerca de quatorze milhões de cidadãos iniciaram relacionamento com o SFN.

O que é o Sistema Financeiro Nacional (SFN)

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por um conjunto de entidades e instituições com o intuito de promover a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos.

É por meio deste sistema que as pessoas, as empresas e o governo circulam a maior parte dos seus ativos, pagam suas dívidas e realizam seus investimentos.

“O SFN é organizado por agentes normativos, supervisores e operadores. Os órgãos normativos determinam regras gerais para o bom funcionamento do sistema. As entidades supervisoras trabalham para que os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos. Os operadores são as instituições que ofertam serviços financeiros, no papel de intermediários”, esclarece o Banco Central.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Contudo, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Zwiebackesser/shutterstock.com