Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo Cadastro Positivo está reduzindo taxa de juros para quem aderiu

Entendo o que é spread bancário e como ocorre a redução dos juros

0

Boa notícia: o Cadastro Positivo está com uma política de redução taxa de juros para quem aderiu ao serviço. Dessa forma, operações de crédito bancário pessoal com novos tomadores inscritos no Cadastro Positivo tiveram spread em média 10,4% menor do que o praticado em operações de pessoas fora do cadastro. O Banco Central anunciou as informações nesta segunda-feira (3). Saiba mais a seguir!

É provável que você goste também

Cacau show dá presentes de Dia das Mães em site no WhatsApp? É golpe!

Caixa Tem pode ser a chance esperada para conseguir microcrédito

Com a taxa Selic a 2,75%, quanto rende R$ 1.100 na conta do Nubank?

Novo Cadastro Positivo está reduzindo taxa de juros para quem aderiu. Entenda

Mas, afinal, o que é o spread bancário? De forma simples, ele é o responsável pela diferença entre os juros que o banco paga a seus clientes para captar recursos, como quando o cliente empresta dinheiro ao banco por meio da poupança e de renda física, por exemplo. , e os juros que esse banco cobra do cliente que faz um empréstimo, por exemplo.

Assim, se você aplica seu dinheiro na poupança, e recebe um rendimento de 8% ao ano, e o mesmo banco cobra 30% ao ano para fazer um empréstimo, o spread bancário dessa transação será de 22%. No caso do Cadastro Positivo, essa diferença corresponde a 31 pontos percentuais, considerando uma taxa de juros média de 299% ao ano.

Número de cadastros no sistema aumentou mais de 15 vezes

Por fim, citando informações dos birôs de crédito de dezembro de 2020, o Banco Central também afirmou que a inclusão das informações do Cadastro Positivo nas pontuações de crédito das pessoas físicas levou a que 41% dessas pessoas migrassem para faixas de menor risco. Enquanto isso, 33% permaneceram na mesma faixa.

Já para as empresas, 30% foram beneficiadas com a migração para faixas de menor risco, enquanto 20% passaram para faixas de maior risco e 50% não sofreram alteração de classificação. No total, o número de cadastrados no Cadastro Positivo aumentou mais de 15 vezes desde que a inclusão das informações dos clientes bancários e consumidores passou a ser feita de forma automática.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: garagestock/shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar