Cade abre investigação contra Mastercard, Visa, American Express e Elo. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está investigando as principais bandeiras de cartões para apurar supostas violações contra a concorrência, a informação partiu da Visa, uma das envolvidas no processo.

Cade

Antes de tudo, entenda o que é o Cade: O Conselho Administrativo de Defesa Econômica é uma autarquia federal, sendo vinculada ao Ministério da Justiça. O objetivo do órgão é orientar, fiscalizar, prevenir e apurar os abusos de poder econômico, tendo um papel tutelador da prevenção e repressão.

Papeis do Cade

São três papeis do Cade:

  • Preventivo: análise das fusões, incorporações cisões e associações entre agentes econômicos. Ou seja, impor obrigações de fazer, não fazer, determinar alienações e alteração nos contratos dos agentes;
  • Repressivo: Cabe ao Cade analisar as condutas da Concorrência (gestão |anticoncorrenciais, ou seja, reprimir práticas contra a ordem econômica como cartéis, vendas casadas, preços predatórios, acordos de exclusividade, dentre outras;
  • Educativo: papel pedagógico se utilizando de palestras, cursos e seminários.

Leia também:

Nubank: O que você deve fazer para ganhar o Kit de Embaixadores Nu?

A briga do Nubank contra bancos tradicionais brasileiros no Cade.

Cade acata denúncia de fintechs e abre inquérito contra 6 bancos.

Cade abre investigação contra Mastercard, Visa, American Express e Elo

Por isso, segundo a Visa, as bandeiras Mastercard, American Express e Elo também estão sendo alvos da investigação do órgão antitruste. A Visa ainda afirmou que está cooperando com o Cade.

Por fim, representantes da American Express, Mastercard, Elo e Cade não comentaram ainda sobre o assunto.

Gostou da notícia?

Então nos siga no FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.