Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa anuncia megaoperação de microcrédito e congelamento de taxas

Embora exista um potencial aumento em breve na taxa, por enquanto a Caixa vai manter o congelamento de taxas.

0

Embora a Selic tenha aumentado em 0,75 pontos percentuais, subindo para 2,75% ao ano, Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, afirmou que o banco não vai aumentar a taxa de juros dos financiamentos imobiliários. Além disso, ele anunciou uma megaoperação de microcrédito.

É provável que você goste também:

BV Financeira está APROVANDO vários clientes na FUNÇÃO CRÉDITO (TESTAMOS)

Caixa disponibiliza carência de 11 meses para pagamento do Pronampe

Como desbloquear o Caixa Tem ao trocar de celular?

Caixa anuncia megaoperação de microcrédito e congelamento de taxas

De acordo com Guimarães, embora exista um potencial aumento em breve na taxa, por enquanto a Caixa vai manter o congelamento de taxas.

Sobre o congelamento de taxas da Caixa

Atualmente, a instituição possui quatro linhas de financiamento imobiliário. A primeira, está relacionada à Taxa Referencial (TR), que está zerada no momento, mais uma taxa fixa (que varia entre 6,25 a.a. e 8% a.a.). A segunda, está ligada ao IPCA. Essa linha conta com a variação do IPCA, somado a uma taxa fixa (que varia entre 2,95 a.a. e 4,95% a.a.).

A terceira linha, está atrelada à poupança, que leva em conta a sua remuneração (que no momento está em 1,92% ao ano), mais a taxa fixa (que varia entre 3,35 a.a. e 3,99% a.a.). E por fim, a taxa pré-fixa, que varia entre 8% a.a. e 9,75% a.a.

O presidente da Caixa explica que “essa movimentação do Banco Central teve dois efeitos: reduziu a taxa de câmbio, e segundo, segurou a expectativa das taxas DIs (Depósitos Interbancários) mais longas, que são as mais importantes.”.

Guimarães ainda expõe que a Caixa só vai elevar as taxas de financiamento, caso haja uma projeção de que as taxas DIs futuras superem as atuais. “Enquanto estivermos com a estrutura atual de juros, há ganho para a Caixa tanto no crédito imobiliário em si, quanto em outros produtos que os clientes fecham com a Caixa, como seguros, cartões, investimentos”, explica o presidente da instituição.

Megaoperação de microcrédito

A Caixa deve liberar uma nova linha de crédito. Essa megaoperação de microcrédito deve abranger de 10 a 30 milhões de brasileiros, que têm baixa renda. A taxa média deve variar entre 3% e 3,5% ao mês. 

O aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS) vai passar por diversas alterações, de forma a se tornar o banco digital brasileiro, direcionado para atender a população mais carente. 

Além disso, Guimarães explica que o aplicativo vai ser sustentado por 3 pilares: pagamento de benefícios sociais, megaoperação de microcrédito, e por fim, o financiamento imobiliário.

Dessa forma, através da revitalização do aplicativo, a Caixa espera se tornar o banco digital mais atraente aos brasileiros. Embora a Caixa tenha pressa em liberar a megaoperação de microcrédito, o banco aguarda a autorização do Banco Central.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Comentários
Carregando...