O presidente da Caixa Econômica Federal – Pedro Guimarães, admitiu, na última sexta-feira (3), a possibilidade de prorrogar a suspensão do financiamento habitacional, a pausa estendida nas prestações. Em maio, o período máximo passou de 90 para 120 dias. Dessa forma, quem solicitou a suspensão temporária das prestações teria quatro meses de pausa garantidos. A medida, que está em operação desde abril, faz parte das ações para enfrentar os efeitos causados à economia pela pandemia de covid-19. A declaração foi dada durante entrevista para a Rádio Jornal.

É provável que você também goste:

Assim como Nubank, os cartões de crédito do Itaú são alvo de fraudes

Qual é o melhor horário para entrar no Aplicativo CAIXA TEM?

Transferência do Auxílio Emergencial para PicPay, PagBank e Mercado Pago apresenta erro

Caixa poderá ampliar pausa estendida nas prestações da casa própria superior a 120 dias

“Sim, podemos estudar”, foi a resposta de Guimarães ao questionamento sobre a prorrogação. Ele afirmou, ainda, que o banco vai sempre “tomar as decisões que amparem a população geral, sempre com muita conversa e senso comum”. “Se houver a necessidade, faremos sim. Enquanto estivermos em um momento delicado, iremos ajudar a população”, ele garantiu.

Atualmente, a ampliação do prazo é válida tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, no caso de financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais – individual.

Entretanto, quem solicitar a pausa estendida no contrato terá que pagar juros, seguros e taxas, que serão acrescidos ao saldo devedor do contrato. De acordo com o banco, a taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrem alteração.

Os clientes com pagamentos em dia ou aqueles com pagamentos em atraso por, no máximo, 18 meses, podem solicitar a carência. Clientes que utilizaram o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater uma parte da prestação agora também podem solicitar o serviço. No caso de pessoas jurídicas, a possibilidade de pausa nas prestações é permitida para quem está sem pagar no prazo no máximo duas parcelas (atraso de 60 dias).

Como solicitar a pausa estendida?

Para solicitar a pausa, basta acessar o aplicativo Habitação CAIXA ou registrar o pedido pelos telefones 3004-1105 (para capitais) e 0800 726 0505 (demais localidades), ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opções 2-4-2, de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 10h às 16h (exceto feriados).

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Joa Souza via shutterstock

Sobre o Autor

Eduardo Mendes

Cofundador

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Ver todos os artigos