Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: apps não oficiais do Caixa Tem já possuem mais de 5 milhões de downloads

Veja como proteger seus dados e não cair em fraudes.

0

A internet é um grande facilitador nos nossos dias, mas também esconde alguns perigos. Prova disso é que o laboratório de cibersegurança da PSafe encontrou e analisou 49 aplicativos não oficiais do Caixa Tem e do Auxílio Emergencial disponíveis para download. Todos na loja Android. Porém, eles podem estar sendo utilizados para crimes e fraudes, conforme veremos a seguir.

É provável que você goste também

Como desbloquear o Caixa Tem ao trocar de celular?

Caixa Tem bloqueado? Como evitar ir à agência para desbloqueio do App

Como desbloquear a conta do Caixa Tem nas lotéricas?

Cuidado: apps não oficiais do Caixa Tem já possuem mais de 5 milhões de downloads

Após a verificação, a equipe da PSafe notou que todos apps analisados tinham finalidade informativa, contendo tutoriais para o cadastro no auxílio ou instruções sobre como os interessados podem verificar se estão com nome sujo. Contudo, fazer o download desses apps é um risco, especialmente de fontes desconhecidas, uma vez que é comum que cibercriminosos criem aplicativos que usam indevidamente os nomes de outros serviços para atrair o público.

Assim, ao baixar o aplicativo não oficial, você pode ser induzido a inserir seus dados pessoais para obter informações que deseja. Portanto, especialistas classificam esses apps como riskwares, ou seja, um aplicativo que representa risco.

Lista de apps não oficiais somam mais de 5 milhões de downloads

Além disso, apesar de, no momento, esses apps não apresentarem comportamento malicioso, sempre existem chances de terem suas características modificadas através de uma atualização e apresentar riscos aos dados dos usuários. Atualmente, a lista de apps não oficiais já soma mais de 5.224.900 downloads.

Para saber como se proteger e como identificar um app não oficial, o portal 1Bilhão, de educação financeira, criou um guia com os principais cuidados a se tomar nesse tipo de situação. Confira o post completo. O aplicativo oficial do Caixa Tem é apenas um, e pode ser baixado para Android e iOS. Cuidado com as fraudes!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: CRIS CAVALHEIRO/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...