Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa Tem: como liberar fácil a sua conta bloqueada

Tudo o que você precisa saber para resolver o problema

0

A segunda rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial já está em andamento. Entretanto, no início do mês de abril, milhares de beneficiários encontraram dificuldade de acessar o aplicativo Caixa Tem para receber a 1ª parcela do Auxílio 2021, e o problema se repetiu neste Ciclo 2. Dessa forma, a Caixa Econômica Federal informou como o usuário deve proceder caso verifique que a sua conta no aplicativo esteja bloqueada. Confira a seguir.

É provável que você goste também

Caixa vai abrir 130 novas unidades até o final do ano

Banco PAN contrata empresa Dextra para implantar o Pix

Quando dá um erro no Pix, vale a pena fazer DOC ou TED?

Caixa Tem bloqueia app Caixa Tem de milhares de pessoas. Saiba mais

Assim, ao longo das primeiras semanas de pagamento do Auxílio 2021, a Caixa registrou longas filas em diversas de suas agências, muitas delas em função de contas bloqueadas no aplicativo. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, “talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes”.

Ou seja, o Caixa Tem é bloqueado por questão de segurança. Isso porque, nos primeiros meses de pagamento do auxílio, em 2020, o banco permitia que cada cidadão realizasse diversos cadastros utilizando o mesmo aparelho de celular. Contudo, isso facilitou o surgimento de fraudes em que hackers usavam dados de outros brasileiros para solicitar o benefício.

E agora? Como desbloquear o App Caixa Tem bloqueado?

Com isso, a Caixa decidiu acabar com o problema de segurança e limitar o acesso a somente uma conta por aparelho telefônico. Ao todo, o banco chegou a bloquear cerca de 3 milhões de contas digitais no Caixa Tem que foram consideradas fraudulentas. Agora, com a volta do Auxílio Emergencial em 2021, cerca de três meses após o seu fim em dezembro do ano passado, milhares de pessoas novamente tiveram dificuldades de acessar a conta no aplicativo.

Porém, existe uma forma fácil de liberar o acesso do Caixa Tem bloqueado. Como já explicamos, a conta está ligada ao número de celular (chip) e aparelho em que foi realizado o primeiro acesso. Portanto, se o usuário mudou de número ou trocou de aparelho celular terá dificuldade de acessar a conta digital novamente. Nestes casos, a Caixa Econômica Federal informou que existem duas formas de fazer o desbloqueio do Caixa Tem.

A primeira maneira é comparecendo a uma agência bancária, que funciona das 8h às 13h, com CPF e outro documento oficial com foto em mãos. Já a outra forma de desbloquear a conta no Caixa Tem é indo a qualquer uma das 13 mil casas lotéricas.

Perdeu a senha do App? Resolva sem sair de casa

Desde o final de abril deste ano as lotéricas estão autorizadas a fazer o atendimento aos usuários que tiveram o acesso ao Caixa Tem bloqueado. Tanto nas agências como nas lotéricas o beneficiário deve comparecer com documento pessoal com foto (RG ou CNH, por exemplo) e o celular no qual está instalado o aplicativo Caixa Tem.

Nos casos em que o usuário não consegue acessar a conta digital porque esqueceu a senha do Caixa Tem, existe uma solução mais simples: a recuperação da senha pode ser feita por meio do celular sem necessidade de comparecer a uma agência ou lotérica. Confira o passo a passo:

  • acesse o App (Android e iOS);
  • digite o número do seu CPF e clique em Próximo;
  • na próxima tela, escolha a opção “Recuperar Senha”;
  • informe seu CPF e clique em “Continuar”;
  • o aplicativo vai mostrar a seguinte mensagem na tela “Em breve você receberá instruções no e-mail cadastrado”.
  • ao abrir o seu e-mail, procure pelo assunto “Redefinição de Senha” enviado por Login Caixa;
  • clique em “Link para redefinir credenciais” e cadastre uma nova senha. Ela deve ser numérica e ter pelo menos 6 dígitos.
  • Repita novamente a nova senha criada e clique em “Continuar”.

Lembre-se que o link para redefinir a senha do Caixa Tem tem validade de 12 horas. Então, acabado esse período, você terá que repetir o passo a passo desde o início.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -