Com a necessidade do isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus no mundo, muitos turistas e empreendedores acabaram cancelando suas viagens programadas. Enquanto as companhias aéreas e hotéis têm suas políticas, muitos ficaram em dúvida sobre como funcionaria o cancelamento de uma reserva pelo Airbnb. A empresa, então, anunciou que ampliou a política, permitindo que anfitriões e hóspedes cancelem reservas sem custos ou penalidades.

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Como funciona a política de cancelamento em virtude do COVID-19?

O próprio site e aplicativo do Airbnb trazem respostas completas, informando que as reservas de acomodações e experiências do Airbnb feitas até 14 de março de 2020, com data de check-in entre 14 de março de 2020 e 31 de maio de 2020, estão cobertas pela política e podem ser canceladas antes do check-in.
Eles ainda deixam claro que os hóspedes que optarem pelo cancelamento possuem uma ampla gama de opções de reembolso, e os anfitriões poderão cancelar sem custos ou impacto ao seu status de Superhost.

Quais são as opções de cancelamento e reembolso para o hóspede?

Segundo a empresa, o Airbnb reembolsará totalmente a hospedagem ou experiência, ou ainda emitirá créditos de viagem — que incluirão todas as taxas de serviço — para os cancelamentos cobertos. Para cancelar de acordo com a política, é preciso comprovar os fatos ou enviar documentação de apoio.

Contudo, vale reforçar que a Política de Força Maior do Airbnb é válida apenas para reservas feitas até o dia 14 de março, e que aconteçam até o dia 31 de maio. Para reservas com data posterior ao final do mês de maio, ainda não há informações, portanto, o ideal é aguardar.

E se a minha reserva for internacional?

A política de cancelamento por Força Maior se aplica ao mundo todo, se for possível comprovar os fatos. Apesar disso, o Airbnb informa que diferentes políticas se aplicam a reservas domésticas na Itália, China continental e a reservas Luxe ou Luxury Retreats.

Como cancelar a minha reserva?

Fazer o cancelamento da sua reserva no Airbnb é muito simples. É possível realizar a ação pelo aplicativo ou website. Confira:

  • Acesse “Viagens” e encontre a viagem que deseja cancelar;
  • Clique em “Mostrar informações da viagem”;
  • Clique em “Alterar ou cancelar”.

Após estes passos, você seguirá para uma nova página, onde poderá cancelar sua reserva. Você será notificado de que a sua reserva se enquadra na Política de Força Maior e se qualifica para um cancelamento sem penalidades. Caso seja anfitrião, para realizar o cancelamento da reserva dos clientes, você encontrará informações em seu painel de hospedagem.

Quando ocorre o recebimento do reembolso?

De acordo com o Airbnb, a maioria dos reembolsos aparecem no cadastro em um prazo de dez dias. Para o recebimento dos valores, tudo depende da opção de cancelamento e da forma de pagamento. Enquanto o crédito do Airbnb pode entrar em até 24 horas, alguns cartões de crédito podem levar duas faturas para reembolsar o hóspede.

Com todas estas informações, fica mais simples selecionar a melhor opção para evitar riscos com o coronavírus.

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Imagem: Daniel Krason / Shutterstock.com