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Como cancelar o Cadastro Positivo pela internet (Serasa, SPC e SCPC)

O Cadastro Positivo foi criado com a intenção de melhorar o score de crédito dos consumidores. Contudo, como falamos anteriormente aqui no site, em alguns casos ele prejudica o score de crédito, e realmente não vale a pena aderir. Confira o que você precisa fazer para cancelar o Cadastro Positivo aqui neste post.

Afinal, o Cadastro Positivo ajuda ou atrapalha para conseguir crédito?

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Como cancelar o Cadastro Positivo

De acordo com as críticas dos internautas nas redes sociais e especialmente no site Reclame Aqui, é mais complicado cancelar o seu Cadastro Positivo do que aderir. É necessário ir presencialmente e levar documentos ou enviar pelos Correios toda a sua documentação e o termo de responsabilidade, com autenticação e reconhecimento de firma. Entretanto, é possível também cancelar o seu Cadastro Positivo pela internet, mas é necessário possuir um Certificado Digital. Veja como fazer isso.

Todas as empresas de análise de crédito disponibilizam maneiras tanto de aderir ao Cadastro Positivo, como para cancelar. Confira cada uma delas com os detalhes para o cancelamento do Cadastro Positivo.

Boa Vista Serviços

A Boa Vista Serviços disponibiliza um formulário para o Termo do Cancelamento do Cadastro Positivo. Você precisa preenchê-lo e entregar pessoalmente em uma das lojas ou pelos Correios, ou ainda utilizando um Certificado Digital.

SPC Brasil

De acordo com o site do SPC Brasil, existem duas formas de cancelar o seu Cadastro Positivo.

Uma delas é presencialmente, indo direto em uma Câmara de Dirigentes Lojistas ou Associações Comerciais mais próximas de você. É necessário levar um documento de identificação original com foto.

Outra maneira é cancelar online, diretamente pelo site do SPC Brasil. Entretanto, é necessário saber a sua senha e possuir um certificado digital.

Serasa Experian

Primeiramente, você precisa entrar neste link e preencher algumas informações, como o seu CPF, nome completo, data de nascimento, telefone, e mais algumas informações. Feito isso, é necessário enviar pelos Correios o termo de responsabilidade com autenticação e reconhecimento de firma, entregar pessoalmente em uma agência da Serasa Experian, ou pelo site, utilizando o certificado digital.

Como obter um certificado digital

Para obter um certificado digital, o primeiro passo é escolher uma autoridade certificadora, que funciona como se fosse um cartório digital. Existe uma infinidade de autoridades certificadoras, todas elas subordinadas ao ICP-Brasil, que monitora e regulamenta a emissão destes certificados no Brasil. Você pode conferir a relação completa aqui neste link.

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