O Cadastro Positivo trata-se de um banco de dados formado por muitas informações, comportamento e histórico de pagamentos realizados em dia pelos consumidores. Ele é utilizado pelas empresas para a concessão de crédito, pois é possível determinar o risco de inadimplência. Empresas como a Boa Vista Serviços, SPC Brasil e Serasa Experian possibilitam aderir ao cadastro positivo de maneira online atualmente. Entretanto, o que mais intriga muita gente, é que um cadastro que era para melhorar o score, frequentemente o derruba. Entenda o porquê disso acontecer.

Leia também:

Cartão Caixa ELO Nanquim é sem anuidade e acumula 2,3 pontos por dólar

Presidente do Itaú diz que instituição não vai criar banco 100% digital.

Por que o Nubank não aprova mesmo com score alto?

Por que cai o Score de alguns usuários ao aderir ao Cadastro Positivo?

Primeiramente, os scores de crédito são calculados à partir de informações atuais e históricas do comportamento de pagamento e de consultas cadastrais realizadas. Portanto, atualizações nessas informações podem interferir na pontuação do score, aumentando ou reduzindo-o.

Ao aderir ao cadastro positivo, a pontuação vai sofrer interferência de todos os registros incluídos nos últimos 5 anos em determinado CPF, mesmo que tenham sido pagos. Isso faz com que naqueles casos que você teve negativação no seu nome, reduzam consideravelmente a sua pontuação do score de crédito.

Para melhorar o seu score de crédito através do Cadastro Positivo, é necessário ter um pouco de paciência. Por isso, que em alguns casos, realmente não vale a pena aderir. Se você teve recentes negativações no seu nome, por via das dúvidas aguarde pelo menos 5 anos da passagem do último evento para aderir ao Cadastro Positivo. A inteligência que compõe o modelo precisa entender que o consumidor não ofereça mais uma alta probabilidade de repetição de não pagamento. Se você se arrependeu e quiser cancelar o seu cadastro positivo, veja como fazer isso aqui neste artigo.

Por fim, cabe ressaltar que você deve evitar consultas excessivas ao seu documento ao pedir crédito ao mercado. Isso leva a entender que você precisa de crédito, e compromete a sua pontuação. Portanto, evite fazer muitas solicitações de crédito em diferentes instituições. Isso poderá afetar a sua pontuação do score de crédito.

Gostou da notícia?

Siga nossas redes sociais como FacebookTwitter Instagram. Acompanhe notícias e artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Sobre o autor Ver todos os posts

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Co-fundador do Seu Crédito Digital e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook