Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Celular Seguro: plataforma alcança marca de 60 mil aparelhos bloqueados; saiba mais

Desde o seu lançamento, o Celular Seguro já alcançou a marca de 60 mil aparelhos bloqueados em função de roubos e furtos. Saiba mais!

Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança dos dispositivos móveis tornou-se uma preocupação crescente. Neste contexto, a ferramenta Celular Seguro tem se destacado como um mecanismo eficaz no combate ao roubo, furto e perda de celulares no Brasil.

Dessa forma, desde seu lançamento, em dezembro do ano passado, o programa já acumulou 60 mil bloqueios de aparelhos. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), mais de dois milhões de brasileiros já se cadastraram na plataforma. Continue a leitura!

Como funciona o Celular Seguro?

Celular Seguro, plataforma do Governo Federal.
Imagem: GaudiLab / shutterstock.com

O Celular Seguro opera integrado ao sistema de login do gov.br por meio do site ou aplicativo (Android, iOS). Com a opções de registrar seus dispositivos tanto pelo site oficial quanto por aplicativos disponibilizados nas principais lojas digitais, a ferramenta simplifica significativamente o processo de segurança mobile.

Sendo assim, ao ativar o chamado “botão de emergência”, o usuário pode bloquear imediatamente a linha telefônica, o dispositivo e até mesmo aplicativos bancários.

Um dos recursos mais relevantes do Celular Seguro é a possibilidade de cada usuário indicar pessoas de confiança, que poderão realizar bloqueios em nome do proprietário do aparelho em caso de necessidade urgente. Portanto, essa funcionalidade amplifica a eficácia da ferramenta, permitindo uma rápida resposta a incidentes de perda ou roubo.

Recuperação de aparelhos e ampliação do programa

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que pretende expandir o programa Celular Seguro. Logo, uma das iniciativas inclui a adoção de um protocolo de rastreamento e recuperação de telefones móveis desenvolvido no Piauí.

Ademais, essa integração tem demonstrado bons resultados, como a redução de crimes de roubo de celulares em 44% no estado apenas no primeiro trimestre de 2024, por exemplo.

Veja também:

Setor público promete concurso público ainda este ano; salários chegam aos R$ 14 mil

Por fim, o futuro da ferramenta Celular Seguro parece promissor, com planos de expandir as funcionalidades e a cobertura do serviço para oferecer ainda mais segurança aos usuários brasileiros de dispositivos móveis.

Imagem: GaudiLab / shutterstock.com