Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Choquei recebe dinheiro do governo Lula? Entenda a polêmica

Deputado faz pedido de investigação do portal Choquei, após acusações de envolvimento de Lula em notícias.

De acordo com informações do jornal Metrópoles, o Deputado Guto Zacarias, da Assembleia Legislativa de São Paulo e vice-líder do governo Tarcísio de Freitas, solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) um inquérito civil para investigar se o perfil de fofocas “Choquei” recebe financiamento do Governo Lula.

O perfil Choquei existe nas redes sociais e é conhecido como um portal de notícias de entretenimento sobre famosos. No entanto, ganhou grande popularidade durante as eleições de 2022, uma vez que se posicionou e noticiou muito sobre o Governo Lula.

Entenda o motivo do deputado relacionar o Choquei ao Lula

Imagem de capa do portal Choquei no Twitter.
Imagem: Reprodução / X @choquei

O ex-presidente Jair Bolsonaro já fez ligações do perfil Choquei ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, acusou o perfil de promover, de forma irregular, a candidatura do petista para as eleições de 2022. O deputado se baseou no argumento de Bolsonaro para solicitar a investigação sobre possíveis financiamentos do governo ao perfil Choquei.

“Se for verdadeiro, trata-se de um caso gravíssimo, pois o governo estaria usando verbas públicas para financiar um site de fofocas, responsável por um suicídio, simplesmente pelo fato deste site apoiar o atual presidente da República”, afirma o Deputado Guto Zacarias em seu documento oficial.

Mas a motivação aconteceu após o trágico caso da jovem Jéssica Vitória Canedo, de 2022, que tirou a própria vida após ser alvo de fake news. No entanto, as notícias foram motivadas, principalmente, pelo portal Choquei. A jovem teve seu nome vinculado ao humorista Whindersson Nunes, após divulgação de um portal menor, ligado à empresa Mind8.

Veja também:

Confira quais estados oferecem o maior desconto no IPVA 2024

Veja outros desdobramentos

No seu pedido, Guto Zacarias, que é membro do Movimento Brasil Livre (MBL), opositor ao Partido dos Trabalhadores (PT), defende que, caso se confirme o financiamento do Choquei com dinheiro público por Lula, esse financiamento acabe imediatamente. Além disso, ele defende que seja instaurada uma ação por improbidade administrativa contra o governo federal.

Ainda não há informações sobre se o MPF acatará o pedido do deputado e abrirá a investigação. Além disso, até o momento, não é possível saber mais detalhes acerca do caso, esperando que venha a público ainda nos próximos dias.