Clientes do Nubank são vítimas de golpes (Phishing) em massa no Instagram e Facebook

Saiba como se proteger identificando os golpes

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O Nubank é um dos bancos digitais mais conhecidos e utilizados do país por sua praticidade e confiabilidade. Entretanto, criminosos têm usado o sistema para aplicar golpes em pessoas desavisadas através de uma técnica conhecida como phishing. 

O phishing é um método utilizado para enganar usuários em redes sociais convencendo-os a compartilharem informações sigilosas, como senhas de cartão, redes sociais e nomes de usuário. 

No caso da Nubank, os cibercriminosos têm promovido anúncios no Instagram e Facebook por meio de postagens patrocinadas que oferecem descontos em lojas, postos de gasolina, prêmios e outras utilidades. Ao clicar, o usuário é redirecionado para uma página que tenta roubar a senha da NuConta e CPF da vítima. 

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Abordagens mais utilizadas através do phishing

As publicações costumam ser bastante variadas para atrair várias vítimas. No Instagram, por exemplo, uma das postagens afirma que clientes da Nubank podem receber até 50% de desconto com aplicativos de transporte, como Uber, ou em restaurantes, shows e no cinema. 

No Facebook, algumas promoções falsas como “1 ano de cartão por nossa conta” ganham espaço. Algumas até prometem sorteios de celulares e outros produtos digitais. 

No final, todos os anúncios levam ao mesmo destino: um site que solicita CPF e senha da conta da vítima. Com os dados obtidos, criminosos realizam transações em nome da vítima, roubam dinheiro, compram produtos, etc. 

O Nubank anunciou em suas redes sociais que o golpe é mais comum do que parece e alerta para que usuários fiquem atentos às tentativas de roubo. É importante lembrar que o banco nunca solicitará senhas fora do aplicativo. Caso isso aconteça, desconsidere passar a informação. 

Em caso de dúvidas, o banco sugere que o usuário entre em contato através do e-mail [email protected]

Golpes além das redes sociais

A técnica phishing também é bastante utilizada através de e-mails e SMS. Normalmente, o aplicativo de mensagens do Android e o Gmail (e-mail do Google) avisam quando o usuário recebe conteúdos que podem ser possíveis estratégias de phishing. O WhatsApp também costuma fazer várias vítimas através do compartilhamento maciço de links suspeitos. 

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Imagen: Iconic Bestiary/www.shutterstock.com

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