Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNH gratuita está disponível para brasileiros; veja como resgatar benefício

Brasileiros deste município podem conquistar a CNH gratuita; saiba quem tem direito e como se inscrever no processo seletivo.

As inscrições para a CNH Popular 2023, programa que emite a CNH de forma gratuita, estão abertas. Ao todo, 25 mil cearenses poderão conquistar a carteira de habilitação sem pagar nada. A busca pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sempre foi uma jornada repleta de etapas e, para muitos brasileiros, de altos custos.

Contudo, a CNH Social, uma iniciativa que visa beneficiar cidadãos de baixa renda, está ganhando força e se expandindo por várias regiões do país. A seguir, vamos explicar quem pode adquirir a CNH gratuita e como se inscrever. Por isso, continue lendo!

Quem pode receber a CNH gratuita?

Mão segurando a CNH.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Iniciativas como essas são vitais para permitir que um número maior de pessoas possa se habilitar legalmente. Por esse motivo, no estado do Ceará, por exemplo, com um investimento impressionante de mais de R$ 30 milhões, 25 mil carteiras de motorista estão sendo disponibilizadas. Destas, 5 mil vão para a capital, Fortaleza, e o restante será distribuído para outros municípios.

Veja também:

Muita coisa vai mudar no Pix; veja os planos do Banco Central

Os critérios para ter direito a conquistar a CNH de forma gratuita são claros. Confira:

  • Estar cadastrado no programa Bolsa Família;
  • Ser uma pessoa com deficiência;
  • Ser egresso do sistema penitenciário.

Como participar do programa?

Se você se encaixa em um dos critérios mencionados, o processo de inscrição é simples e direto. O primeiro passo é acessar o site oficial do Programa CNH Popular 2023. Lá, é possível realizar a inscrição e também acompanhar o progresso das etapas.

Entre os documentos exigidos estão:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração do CRAS para beneficiários do programa social Bolsa Família;
  • Laudo médico para deficientes físicos;
  • Declaração da Secretaria de Segurança Pública para egressos do sistema penitenciário.

CNH Social: como funciona?

O programa que oferece a CNH gratuita funciona de maneira similar ao processo convencional de obtenção da CNH. Ou seja, o candidato passará por exames médicos, psicotécnicos, aulas e exames teóricos e práticos. No entanto, o diferencial é que tudo é gratuito, mas vale ressaltar que as vagas são limitadas.

Contudo, um alerta importante: como qualquer programa de grande interesse público, há indivíduos mal-intencionados tentando aplicar golpes. Por isso, é fundamental ter cautela e sempre usar os canais oficiais para se inscrever e obter informações. Por fim, evite ofertas duvidosas ou abordagens não solicitadas.

Imagem: rafapress / shutterstock.com