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Colocar o CPF na nota aumenta o score de crédito?

Veja também quais as vantagens de colocar CPF nas notas fiscais.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os governos estaduais desenvolveram o CPF na nota com o intuito de controlar a tributação do comércio, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de combater a sonegação de impostos.

Portanto, quando o consumidor permite que o comércio coloque o CPF na nota, ele está vinculando sua informação a uma transação como pessoa física.

A iniciativa de incluir o CPF na nota dificulta que os comércios efetuem a emissão e o processamento de notas frias e também evita possíveis fraudes fiscais.

Isso se deve ao fato que no momento em que é inserido o CPF, é confirmada a veracidade da transação, isto é, que atestar que houve de fato uma venda entre pessoa física e empresa.

Qual a vantagem de colocar CPF na nota?

Embora haja muitos consumidores que têm receio de colocar CPF na nota, fazer esse procedimento traz diversas vantagens ao consumidor, tais como:

Descontos

Os cidadãos que colocam CPF na nota têm acesso a descontos no IPVA e IPTU em alguns estados.

Resgates

É possível resgatar os créditos acumulados em alguns estados. Como em São Paulo, onde os créditos a partir de R$ 0,99 podem ser transferidos para a conta corrente ou poupança do titular. Na Bahia, o consumidor pode fazer a troca de créditos por ingressos de shows.

Prêmios

Quem colocar CPF na nota pode participar de sorteios de prêmios que vão de R$ 5 mil a R$ 1 milhão. Os sorteios são feitos com as notas dos consumidores mensalmente.

Aquele que quiser participar dos sorteios deve efetuar o cadastro no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) do seu Estado.

CPF na nota aumenta o Score de crédito?

Ao contrário do que muitos acreditam, colocar o CPF na nota não serve para aumentar a pontuação do Score de Crédito em birôs como a Serasa e o SPC. Essa operação de inserir o CPF na nota não faz parte dos dados utilizados para mensurar a pontuação do score.

A verdade é que o score é uma funcionalidade que, por meio de cálculos estatísticos, estabelece a probabilidade do consumidor ficar inadimplente.

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Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com