Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra quais são os riscos de se colocar contas no débito automático

Embora seja muito prático, colocar contas no débito automático também pode causar alguns problemas.

0

Colocar contas no débito automático sem dúvida pode trazer muitas vantagens para você. Além de você não precisar se lembrar sempre de pagar as contas, isso pode até mesmo ajudar a aumentar o seu score de crédito. No entanto, colocar contas no débito automático também pode trazer vários problemas para você. Sendo assim, confira nessa matéria os riscos de se colocar contas no débito automático e veja como cancelar essa forma de pagamento.

É provável que você também goste:

Como sacar o PIS pelo Caixa Tem?

Pagar para aumentar o Score de crédito é golpe?

Consumidores de 11 estados poderão pagar suas contas de luz pelo PIX

Riscos de se colocar contas no débito automático

O maior risco do débito automático sem dúvida é a cobrança de valores indevidos. Muitas vezes, a conta de luz ou de água pode vir com um valor muito mais alto do que o valor que você consumiu. Com isso, o cliente pode acabar saindo no prejuízo se não acompanhar o valor que foi debitado na conta. Além disso, mesmo que o erro seja notado, pode ser bem burocrático conseguir de volta o valor pago indevidamente.

Outro grande risco de se colocar contas no débito automático é se não houver saldo suficiente na conta corrente. Nesse caso, podem ocorrer duas situações: ou a conta fica atrasada (e, se você não verificar isso a tempo, pode acabar tendo o serviço cortado); ou a conta cai no cheque especial, que cobra juros muito altos. Portanto, é muito importante que você se certifique sempre de que terá dinheiro em conta corrente para pagar as contas que estão no débito automático.

Por fim, outro risco do débito automático é que, com ele, o cliente tende a ter menos controle financeiro sobre as próprias finanças; afinal a pessoa acaba se acostumando a não fazer o pagamento manualmente e muitas vezes nem se dá conta do valor que está gastando. Sendo assim, a dica é tentar manter uma planilha de gastos incluindo as contas que estão no débito automático.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: FGC / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...