Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como configurar limites para transações Pix?

Veja o passo a passo para alterar os limites do Pix.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Pix, lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, já é a principal ferramenta de transferência de valores e de pagamentos utilizada no Brasil.

De acordo com o Banco Central, até maio deste ano, eram 128,7 milhões de usuários cadastrados. Contudo, o número de chaves Pix ativas, até maio, alcançou 454,5 milhões. Isso ocorre pois cada pessoa pode ter mais de uma chave ativa.

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências através do Pix. Portanto, o usuário pode efetuar transações a partir de R$ 0,01. Geralmente, também não há limite máximo, entretanto, as instituições financeiras que disponibilizam o Pix determinam limites máximos de valor para reduzir os riscos de fraude e também prevenir ações como lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Metade dos usuários ainda não efetuou o reajuste

De acordo com a pesquisa C6 Bank/Ipec, que ouviu duas mil pessoas entre as classes A e C com acesso à internet, cerca de 70% dos brasileiros têm ciência de que é permitido ajustar os limites máximos de valores do Pix. Todavia, quase metade (47%) ainda não fez a configuração dos novos valores para suas transferências.

“O ideal é que as pessoas ajustem os limites diário e noturno de transações com PIX para o menor valor possível, de acordo com seus gastos diários”, afirmou José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank, em nota para o g1.

Ainda de acordo com a pesquisa:

  • 36% já definiram novos valores para suas transferências com PIX;
  • 6% fizeram esse ajuste para apenas um dos bancos que usam; e 
  • 12% responderam que não se lembram.

Como alterar os limites do Pix?

O reajuste dos novos limites para pagamentos e transferências via Pix pode ser feito diretamente no aplicativo do banco, pelo próprio cliente. 

Segundo o Banco Central, as solicitações de redução têm efeitos imediatos, já os pedidos de aumento somente após um prazo de 24 horas.

Para alterar o limite Pix, basta seguir a instrução abaixo:

  • Fazer o login no aplicativo de seu banco;
  • Clicar na opção “Pix”;
  • Clicar em “Meus Limites”;
  • O app vai mostrar seu limite diário atual;
  • Para mudar os valores, clicar nas opções “Gerenciar meus limites”;
  • Clicar em “Personalizar Limites Pix” ou “Alterar meus limites”;
  • Confirmar a operação.

Em alguns bancos, o aplicativo irá indicar que, se o usuário precisar aumentar o limite, a confirmação deve ser feita no Internet Banking ou caixa eletrônico.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com