Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como fazer a autodeclaração para ganhar o Pix Caminhoneiro?

Pix Caminhoneiro: prazo para autodeclaração acaba em 29 de agosto. Como fazer essa declaração sem sair de casa?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No dia 9 de agosto, o governo federal começou a liberar o pagamento do chamado Pix Caminhoneiro. Este é um programa social criado recentemente, após aprovação da chamada PEC dos Benefícios.

A ideia é auxiliar financeiramente trabalhadores autônomos de carga, com pagamentos de seis parcelas no valor de R$ 1 mil, até dezembro. Em agosto, os caminhoneiros recebem o pagamento de duas parcelas, referentes a julho e agosto. Mas quem tem direito? Para saber como fazer a autodeclaração de caminhoneiro, confira a seguir.

Pix Caminhoneiro: prazo para autodeclaração acaba em 29 de agosto

Primeiramente, é preciso destacar que o período de autodeclaração para recebimento da primeira e da segunda parcelas do Pix Caminhoneiro vai até o dia 29 de agosto. Isso é feito a partir da Autodeclaração do Termo de Registro do TAC. Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro em situação “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, mas que não tiveram registro de operação de transporte de carga neste ano.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, todos os profissionais nesta situação receberam uma notificação nos sistemas. Assim, podem utilizar os canais oficiais para fazer a autodeclaração. São eles o Portal Emprega Brasil ou o app Carteira de Trabalho Digital.

Por fim, ao todo, serão mais de 190 mil pessoas habilitadas para receber o Pix Caminhoneiro neste primeiro momento. De acordo com o governo, um total de 900 mil caminhoneiros autônomos devem ter direito aos pagamentos até o fim do ano. Tem direito aos valores os caminhoneiros registrados no RNTR-C até o dia 31 de maio deste ano, e em situação “ativo” até 27 de julho deste ano.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.