Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona a Junta Comercial?

Entenda como funciona Junta Comercial e quais tipos de empresas precisam fazer o registro nesse órgão administrativo.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Junta Comercial é um órgão administrativo e sua principal função é fazer registros públicos de empresas. Assim, para que determinado negócio fique legal diante a lei, é necessário dar entrada na Junta Comercial para obter a inscrição no CNPJ. 

Sendo assim, as Juntas são estaduais, ou seja, há diversas delas em cada estado brasileiro, todas regulamentadas pelo DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio). 

Qual a principal função da Junta Comercial? 

Primeiramente, a principal função da Junta é o registro público de uma empresa, que conta com um processo repleto de detalhes. Dessa forma, cabe a este órgão emitir um NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa), que é a base para a solicitação do CNPJ. 

Mesmo após realizar o registro, é necessário que a empresa comunique a Junta em caso de mudança de dados e endereço ou inclusão e exclusão de sócios. Ademais, é através desse órgão que é feita a pesquisa de viabilidade de nomes, por isso é fundamental fazer o registro na Junta Comercial. 

Além das funções já citadas, também cabe a Junta: 

  • Checar se duas empresas são homônimas, isto é, têm nomes parecidos;
  • Confirmar o endereço e a sede da empresa para confirmar se há alguma restrição na área determinada; 
  • Fornecer informações a respeito de outras empresas registradas, visando a transparência perante possíveis interessados. 

Como consultar outras empresas?  

Para consultar outras empresas na Junta Comercial, é só seguir os seguintes passos: 

  • Acesse a Junta do seu estado; 
  • Digite a razão social ou o NIRE; 
  • Clique em “buscar”;
  • Aguarde as informações serem disponibilizadas. 

Que tipo de empresa deve se registrar na Junta Comercial? 

Primeiramente, é preciso destacar que o único tipo de empresa que não precisa fazer um registro público na Junta é o MEI (Microempreendedor Individual). Isso porque, a intenção é estimular o empreendedorismo por meio do programa MEI, para estimular o desenvolvimento econômico. 

Portanto, o registro é obrigatório para os demais tipos de empresa. 

Como fazer o registro? 

Há duas situações para obter o registro, são elas:

  1. Firma individual

Nessa situação é preciso elaborar um requerimento de Firma Individual. 

  1. Sociedade 

No caso de sociedade, é necessário elaborar um Contrato Social. 

Sendo assim, esse documento especifica as características da empresa como endereço, tipo de sociedade, nome dos sócios, razão social, objeto social e participação societária. Apesar de burocrático, esse requerimento pode ser acompanhado através do site da junta comercial. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.