Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o empréstimo para aposentados

Empréstimo para aposentados não é uma modalidade específica, mas grupo pode usar benefício do INSS para contratar qualquer tipo de crédito

Ao conquistar finalmente o direito de uma aposentadoria após dezenas de anos trabalhados, muitos começam a pensar em possibilidades para o tempo de descanso. Abrir um negócio, reformar a casa, comprar um carro. Muitas vezes, um empréstimo para aposentados é necessário na hora de colocar alguma dessas ideias em prática.

Com a previdência garantida, empréstimos tendem a ser mais acessíveis. Não apenas as taxas de juros podem ser comparativamente menores a outros grupos, mas também as possibilidades de modalidades são interessantes. 

Os aposentados podem, por exemplo, contrair créditos consignados com a garantia do seu benefício. Além disso, também são capazes de negociar boas linhas de empréstimos pessoais.

Siga na leitura e saiba quais são todas as possibilidade existentes!

Como funciona o empréstimo para aposentados

Primeiramente, não existe objetivamente um “empréstimo para aposentados” como uma modalidade específica. Esse grupo pode utilizar o benefício do INSS para contratar qualquer tipo de crédito.

No entanto, existem seguranças associadas à aposentadoria que tornam alguns empréstimos mais atrativos.

Como não há chance de que o recurso deixe de ser depositado na conta do aposentado, por se tratar de um direito, a tendência é que os bancos ofereçam melhores condições de juros e prazos.

Além das opções de crédito pessoal e consignado, aposentados também podem usar o INSS para pagar qualquer outra modalidade. Financiamentos, créditos com garantia, parcelados e rotativos do cartão são alguns exemplos.

Para isso, o trâmite é o mesmo de uma pessoa que ainda não recebe o benefício da aposentadoria. Será necessário fazer uma solicitação e passar pela avaliação do banco.

Caso aprovado, o empréstimo deve ser pago dentro do prazo estipulado, mensalmente, nas parcelas contratadas.

O que impacta o valor de um empréstimo para aposentados

Mesmo que os empréstimos para aposentados costumem acarretar em condições melhores, ele ainda é um crédito e, portanto, possui implicações na saúde financeira.

Por isso, é interessante saber quais fatores afetam, para melhor ou para pior, as características do empréstimo tomado.

Segurança

Ao oferecer um crédito, o banco está lidando com o risco. Basicamente, a diferença dos tipos de empréstimo tem relação com a segurança que o banco possui de que o devedor irá arcar com as dívidas. Em um país com altas taxas de inadimplência e juros básicos como o Brasil, esse é um fator importante.

Em créditos consignados, por exemplo, a segurança é maior, o que torna seus juros mais baixos.

Já em outros casos, como o cheque especial ou o cartão de crédito, a segurança é menor, mesmo para quem possui uma renda recorrente e estabilidade.

Histórico de crédito

Esse é um dos principais fatores considerados pelos bancos no momento de aceitar um crédito. O famoso “score” elaborado pelos birôs de crédito, como Serasa e SPC, serve como uma medida para que as financeiras conheçam o perfil do solicitante.

Muitas vezes, esse histórico é tratado como uma espécie de currículo do devedor. Por meio dele, as instituições financeiras são capazes de saber se o solicitante do crédito paga as contas em dia, tem um bom perfil de contratação de créditos, seguros e mais.

Valor da aposentadoria

A aposentadoria tem como condicionante direto a média dos salários de um cidadão durante a vida. Com uma aposentadoria mais alta, o limite para conseguir o crédito pode aumentar.

Um consignado pelo INSS, por exemplo, não pode ultrapassar 45% do salário do beneficiário. Portanto, uma aposentadoria mais alta impacta no limite do empréstimo.

Taxa básica de juros

Outro fator de atenção se refere à mudança dos juros. A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) atualiza a Selic, taxa básica de juros que serve como referência para instituições financeiras. 

Ela tem impacto direto nas diversas modalidades de crédito. Elas ainda apresentam variações entre si. Empréstimos mais amenos, como o consignado, ou mais caros, como o rotativo do cartão, vão ser impactados pela variação da Selic.

Quais são os melhores empréstimos para aposentados

Os empréstimos para aposentados costumam acompanhar a mesma lógica do que as demais categorias. Isso é, as opções com melhores taxas de juros são semelhantes. No entanto, alguns dos melhores tipos de empréstimo são exclusivos para determinados grupos.

É o caso do consignado, um dos créditos com as condições mais acessíveis regulamentado pelo Banco Central.

Só é possível pedir um empréstimo consignado no caso de funcionários públicos, trabalhadores CLT, aposentados e pensionistas, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), quem recebe a Renda Mensal Vitalícia (RMV) e membros das forças armadas.

Empréstimo consignado para aposentados

Os dados de 18 a 24 de janeiro de 2023 apontam que os juros de um empréstimo consignado para aposentados pelo INSS vão de 16,74% até 29,36% ao ano. Essas são taxas consideradas baixas.

Segundo a mesma base, um empréstimo pessoal não consignado, por exemplo, pode ultrapassar 1.000% de juros — naturalmente, esse é o limite na instituição mais cara.

Todos os aposentados podem pedir esse benefício, desde que não tenham pedido um consignado que ultrapasse os 45% do salário. 

Para conseguir fazer o pedido, basta acessar o aplicativo do INSS e liberar o serviço. Após a liberação, os bancos são capazes de fazer consultas e simulações para avaliar a liberação dos créditos.

Outras opções de crédito para aposentados

Apesar do consignado baseado no INSS ser, normalmente, a melhor opção para os aposentados, todas as outras modalidades de empréstimo são possíveis.

Alguns tipos que costumam ter boas taxas são os empréstimos utilizando imóveis ou veículos como garantia. Essas taxas podem ser até equivalentes ou, em alguns casos, menores do que os consignados.

No entanto, o empréstimo com garantia nada tem a ver com a aposentadoria. Por meio dele, o bem — veículo ou residência — fica alienado ao banco, que pode tomá-lo no caso de inadimplência.

Cheques especiais, rotativo e parcelado do cartão são tipos de crédito mais delicados. Como são as modalidades com menores garantias, os bancos costumam cobrar taxas de juros altas.

Para financiamentos, aposentados podem encontrar boas condições de empréstimo. Devido à estabilidade, especialmente no caso de aposentadorias com maiores depósitos, esse é um critério considerado pelas financeiras na hora de elaborar os contratos.

Como encontrar o melhor empréstimo para aposentados e pensionistas

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

(Com Iuri Santos)

Imagem: shutterstock