Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como não cair em golpes do empréstimo consignado?

Você já ouviu falar dos golpes do empréstimo consignado? Esse tipo de crédito possui muitas vantagens e juros abaixo do comum. Por conta disso, criminosos se aproveitam para enganar quem precisa desse dinheiro e o principal alvo são os idosos.

Quando o assunto é fraude financeira, não é novidade que golpistas utilizam assuntos do dia a dia e temas que estão em alta para enganar as vítimas. Os golpes funcionam das formas mais variadas: prometem regularizar o seu CPF, usam maquininhas de pagamento adulteradas, e enviam até guias de pagamento falsas.

É provável que você também goste:

Justiça condena BB a restituir idosa que perdeu R$ 60 mil em golpe

Atenção: golpistas usam perfis falsos de hotéis e pousadas para ganhar dinheiro

No Brasil, golpes envolvendo o consignado têm crescido de forma assustadora. Por conta disso, no início de 2022, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) emitiu um alerta sobre essas fraudes. Porém, tem pessoas que ainda são enganadas. 

Na abordagem, os criminosos se passam por falsos funcionários de bancos ou do próprio INSS oferecendo vantagens incríveis para esse tipo de empréstimo. Confira como ele funciona e veja como se prevenir.

Como os golpes do empréstimo consignado funcionam?

Os criminosos costumam entrar em contato com a vítima por meio de ligação telefônica ou mensagem no WhatsApp como se fossem de bancos. Na conversa, eles oferecem empréstimo consignado com vantagens ótimas, que vão desde o valor do crédito até a taxa de juros baixa.

Quando a pessoa se interessa pela oferta e decide contratá-lo, os golpistas informam que é necessário fazer um depósito antecipado antes de liberar o valor. Assim que a vítima adianta o dinheiro, os criminosos somem.

Pode ocorrer também dos golpistas se passarem por funcionários do INSS. Nessa abordagem, eles pedem os dados pessoais da vítima, e utilizam deles para abrir contas falsas, pedir cartões de crédito e empréstimos em seu nome.

Como se prevenir dos golpes do consignado?

Primeiramente, saiba que o INSS não entra em contato com os beneficiários por meio de aplicativos de mensagem, ligação ou e-mail para oferecer empréstimos, cartões de crédito ou qualquer serviço bancário.

Além disso, sempre desconfie de propostas muito vantajosas. Procure confirmar as informações com a instituição por meio de canais oficiais, como o site e a central de atendimento. Se for fraude, você será avisado.

Do mesmo modo, não clique em links de e-mail e mensagens de WhatsApp de pessoas que você não conhece e nunca informe os seus dados para esses usuários. Nesses casos, confirme as informações antes de tomar uma decisão.

Por último, é importante entender que os empréstimos não precisam de pagamento antecipado. O maior indício de um golpe é a afirmação de que é necessário adiantar parte do valor para ter o serviço oferecido, não caia nessa!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: CameraCraft / Shutterstock.com