Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: golpistas usam perfis falsos de hotéis e pousadas para ganhar dinheiro

0

Golpistas têm utilizado perfis falsos nas redes sociais para conseguir dinheiro de viajantes interessados em hotéis e pousadas para se hospedar. 

Esses criminosos passaram a reproduzir páginas oficiais de diversos estabelecimentos, utilizando fotos e vídeos reais para transmitir credibilidade às vítimas que apenas desejam acessar as promoções e os possíveis sorteios de diárias.

É provável que você também goste:

Golpe da empresa fantasma: conheça o novo golpe atrelado ao iFood

INSS: Reduza as chances de golpes com essas dicas fundamentais

Como os golpistas agem?

Na maior parte dos casos, os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais. Essas contas utilizam fotos e vídeos de hotéis e pousadas que realmente existem, sem que os estabelecimentos tenham conhecimento da ação.

A partir dos perfis falsos, os criminosos entram em contato com as pessoas que seguiram a página e oferecem promoções e sorteio de diárias. Porém, em troca, eles pedem que dados pessoais sejam encaminhados e tentam clonar o número de WhatsApp dos indivíduos interessados.

Enquanto isso, em outras situações os golpistas chegam a disponibilizar links com vírus que podem roubar dados e senhas dos usuários.

Como os hotéis e pousadas ficam sabendo da ação dos golpistas?

Ao UOL, um gerente de uma pousada localizada em Alagoas contou que foi possível ter conhecimento da situação através das pessoas que entraram em contato para saber sobre as tais promoções de diárias. Os futuros viajantes chegaram a enviar prints (capturas de tela) da informação passada pelas contas falsas. 

Como forma de inibir a ação, a pousada denunciava a conta, que saia do ar, mas logo outra página já aparecia. O proprietário do estabelecimento até chegou a ser bloqueado pelos donos dos perfis falsos.

O gerente, que começou a trabalhar na pousada há 11 meses, também relatou que já denunciou seis perfis falsos no Instagram. Ele também disse que os criminosos utilizam fotos e vídeos do espaço para atrair e confundir as vítimas.

Para piorar, o golpe atrapalha a rotina da pousada, onde os funcionários precisam interromper suas atividades para denunciar as páginas e atender as pessoas interessadas. Logo, a imagem da empresa acaba sendo afetada.

Em outro caso parecido, desta vez no Rio de Janeiro, a dona de uma pousada contou ao UOL que, desde o ano passado, já identificou cinco páginas falsas que usavam o nome e fotos do espaço para aplicar golpes. Ela conta que foi possível observar pessoas tendo o WhatsApp clonado e os criminosos pedindo dinheiro aos contatos. 

O que fazer para não cair nos golpes?

O ideal é checar as informações passadas pelos perfis, ligar e procurar um site oficial do estabelecimento, desconfiar de contas que desabilitam os comentários e tomar bastante cuidado com os links encaminhados. 

Caso ocorra um golpe, a pessoa deve registrar a ocorrência na delegacia. Dessa forma, medidas cabíveis serão tomadas pelas autoridades. 

Além disso, conforme diz o especialista em marketing digital Lemuel Gonçalves em entrevista ao UOL, é recomendável que as empresas utilizem mais de uma plataforma. Elas devem trabalhar a comunicação com os clientes, por meio de e-mail, aplicativos e anúncios, alertando-os sobre os golpes e deixando-os mais atentos. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Nikita Belokhonov / Pexels.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar