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Atenção: Golpe da maquininha faz cliente pagar R$ 4,9 mil a mais por jantar

Um cliente teve que pedir ressarcimento de R$ 4,9 mil após sofrer o “golpe da maquininha quebrada”, onde os criminosos utilizam uma máquina de cartão de crédito com visor danificado e alteram o valor real do pagamento.

De acordo com o arquiteto, ele gastou R$ 68,52 em um restaurante localizado na Pompeia, em São Paulo. Porém, recebeu uma cobrança de mais de R$ 4,9 mil em seu cartão de crédito. 

Como o golpe ocorreu?

Segundo a vítima, que não quis expor o nome, ela teria recebido uma notificação onde era comunicado que o entregador já havia retirado o pacote no restaurante. 

No entanto, minutos depois, o arquiteto recebeu uma nova mensagem que avisava que o pedido teria sido cancelado e o valor estornado. O motivo do cancelamento, de acordo com o que dizia a notificação, era por conta de uma suposta febre do entregador. 

A vítima quase entrou em contato com a empresa responsável pelo pedido, mas recebeu uma ligação com um número verificado do iFood (empresa de delivery de comida) e foi questionado se ainda tinha interesse no pacote. O arquiteto aceitou e o pedido foi enviado novamente.

Não demorou muito para que o pacote chegasse. Porém, como o pagamento havia sido estornado pela primeira vez, o cliente precisou realizar uma nova transação, só que dessa vez utilizando uma maquininha conectada ao celular do entregador. 

O arquiteto diz não ter percebido a ação no momento em que estava realizando o pagamento, mas notou que a tela do aparelho estava quebrada. 

Depois de digitar a senha e devolver a maquininha, ele fala ter se sentido um pouco desconfortável com a situação e foi verificar o aplicativo do banco. Quando acessou a sua conta, descobriu que os R$ 68,52 tinham se transformado em R$ 4,968,52 e ficou assustado. 

A vítima teve dificuldade para resolver o problema

De acordo com o arquiteto, no mesmo dia que descobriu o golpe ele entrou em contato com o banco e com o iFood. 

No entanto, a vítima diz ter tido dificuldade para resolver o problema, tendo que cobrar ao iFood uma solução todos os dias por mais de duas semanas. Ela também precisou denunciar o caso ao Procon.

Após as incansáveis tentativas, a empresa enfim respondeu e afirmou não ter culpa do ocorrido, apesar dos dados terem sidos acessados por meio do aplicativo. Porém, ela se dispôs a ressarcir o pagamento e o valor entrou na conta do arquiteto dois dias depois. 

Uma investigação interna foi aberta para apurar o ocorrido

Em contato com o restaurante que realizou o pedido, a vítima conta que foi informada que uma apuração interna foi aberta com o iFood.

Além disso, o arquiteto ficou sabendo que o restaurante não trabalha com o pagamento no momento da entrega e que não manda máquina de cartão com nenhum entregador.

O que o iFood diz sobre o caso?

O iFood afirma que adota um conjunto de medidas de prevenção a fraudes, além de ter orientado os usuários do aplicativo sobre possíveis cuidados para não cair no golpe da maquininha. Essas informações foram passadas pela empresa por meio de nota ao UOL. 

Banco do Brasil dá dicas para não sofrer o golpe da maquininha quebrada

Em uma postagem em sua conta oficial no Twitter, o Banco do Brasil deu dicas para que as pessoas não caíam no golpe da maquininha quebrada, que tem sido bastante aplicado em entregas de comida. 

É importante que as pessoas observem o aparelho antes de inserir quaisquer cartões, sempre priorizando o pagamento por meio do aplicativo. 

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Imagem: fizkes / Shutterstock.com