Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como reconhecer firma pela internet e quanto custa? Veja o passo a passo

Confira o passo a passo para reconhecer firma pela internet e saiba mais sobre os valores do processo!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Desde a última terça-feira (7), os cidadãos podem reconhecer firma digitalmente em qualquer cartório do Brasil. O serviço foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil / Conselho Federal (CNB/CF), e chama-se e-Not Assina, sistema de Reconhecimento de Assinatura Eletrônica.

Na plataforma estão disponíveis diversos serviços, como assinar os documentos eletronicamente, reconhecer firma e enviar o arquivo de forma virtual para os destinatários. É cobrado o mesmo valor praticado nos cartórios no atendimento presencial.

Vantagens da firma digital

De acordo com um levantamento da CNN Brasil, o reconhecimento de firma digital irá beneficiar 100 milhões de cidadãos que fazem o uso do serviço anualmente e que agora não precisarão se deslocar até um Cartório de Notas. Segundo Giselle, a ideia é trazer comodidade e agilidade para os brasileiros.

“Lançamos oficialmente hoje o serviço de reconhecimento de assinatura eletrônica em documento digital, o e-Not Assina, o último dos atos praticados por tabeliães de notas a ser prestado de forma digital em nosso país”, disse a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros.

Como reconhecer firma online?

Para reconhecer firma online é preciso seguir os passos abaixo:

  • Adquira um certificado digital notorizado – emitido pela plataforma e-Notariado — ou cartório credenciado de sua cidade;
  • Crie um fluxo de assinaturas para o documento pela plataforma e-Not Assina – enviar o documento que precisa ter a firma reconhecida e indicar quais são as pessoas que precisam assiná-lo;
  • Realize o pagamento do procedimento diretamente na plataforma digital – o pagamento aceito é Pix ou cartão de débito. Todos os signatários devem assinar o documento de maneira eletrônica com o uso do certificado;
  • Envie o documento ao destinatário final;
  • Após isso, os cartórios emissores dos certificados digitais notarizados dos signatários providenciarão o reconhecimento das assinaturas. 
  • O documento ficará disponível por até 30 dias.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Aleksandr Lupin / Shutterstock.com