Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

SPC e Serasa: confira alguns motivos que podem sujar seu nome

Antigamente, ter o nome no SPC e Serasa era como se a pessoa fosse mal pagadora. Porém, hoje em dia, já são mais de 65 milhões de brasileiros com restrição no nome. Seja por causa da crise, problemas financeiros ou gastos repentinos, não é fácil manter as contas pagas hoje em dia.

Podemos dizer que se alguém está com dívidas em atraso, geralmente está com o nome sujo, pois ao dever aos órgãos de proteção ao crédito a pessoa está negativada. Por causa dessas dívidas, o nome acaba sendo inscrito no SPC e na Serasa, pois as instituições identificam os débitos em aberto.

Então, por ter o nome nos órgãos de proteção ao crédito, as dívidas são cadastradas e enviadas para bancos e empresas, dificultando o crédito e diminuindo seu score.

É provável que você também goste:

Negativado? 4 dicas para limpar seu nome e se livrar das dívidas

Nome sujo bloqueia cartão de crédito? Confira

Afinal, quem está com o nome negativado pode pedir empréstimo?

Quais situações podem sujar meu nome?

Agora que já explicamos o que é estar com o nome sujo e o que isso significa, confira a seguir quais situações que possam sujar o nome de uma pessoa.

Atrasar pagamento das contas

O principal motivo para a inadimplência é atrasar o pagamento de dívidas, seja com cartão de crédito, energia, financiamento, gás, tv a cabo etc. Essas dívidas podem deixar seu nome cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito.

Protestar dívida em cartório

Se você comprar e não pagar em alguma loja, a unidade comercial poderá reclamar a dívida no cartório em consequência do não pagamento. Após reivindicar a dívida o devedor tem um prazo para pagar o débito, e, caso não seja pago, ela terá o seu nome negativado.

Ação Judicial

Por ser similar ao protesto em cartório, a diferença é que o credor entra na justiça cobrando a dívida, com isso, o seu nome fica negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Fazer parte de empresa que esteja em falência

Se uma pessoa for proprietária ou sócia de uma empresa que esteja falindo, o indivíduo poderá ter o seu nome sujo. Agora, se você for sócio,  dependerá do regime jurídico da companhia, porque em alguns casos, os sócios podem assumir responsabilidade quanto ao pagamento de dívidas.

Golpes e fraudes

Golpistas usam os dados dos consumidores em compras, para fazer financiamentos, contratar empréstimos, entre outras situações. Porém, por ter sido realizado em seu nome, não pagar da dívida poderá sujar seu nome, sendo possível que você só descubra quando a dívida estiver em atraso.

Será preciso entrar na Justiça para provar que você não contratou os serviços, finalizando todas as contas feitas pelos golpistas e tirando seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Kmpzzz / Shutterstock.com