Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que ocorre quando uma dívida é protestada em cartório?

Quando o consumidor tem uma dívida que é protestada em cartório, nem sempre ele faz ideia do que isso significa, e quais as consequências desse fato. Entretanto, é importante observar que, quando o credor contesta a dívida no cartório, o cidadão pode sofrer problemas que podem prejudicar a vida do devedor no mercado de crédito. Sendo assim, confira a seguir, o que acontece nesses casos.

É provável que você goste também:

Confira como renegociar dívida de carnê de loja

Dicas para usar o cartão de crédito sem contrair dívidas

Senado aprova renegociação de dívidas do Fies

O que ocorre quando uma dívida é protestada em cartório?

Uma dívida protestada em cartório acontece quando o credor não ganhou o valor da dívida, e vai até um cartório representar a dívida e torná-la pública. Diante disso, o cartório carimba o débito da pessoa com um protesto se ela não pagar após a comunicação do protesto. Embora não seja um processo judicial, o protesto da dívida em cartório serve como uma intimação formal para pagar o débito.

Quando o cartório avisa o devedor sobre a dívida que está prestes a ser protestada, e o mesmo não faz o pagamento no prazo, a pessoa sofre as consequências abaixo:

  • Negativa de crédito, empréstimo, financiamentosleasing ou outras operações de crédito;
  • Restrições no banco para a retirada de talões de cheques;
  • O credor com o comprovante de protesto pode ingressar na Justiça com uma ação de cobrança;
  • Diminuição do score de crédito.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com