Como recuperar o score de crédito após ser negativado no SPC e Serasa

Você já deve ter ouvido falar sobre o score de crédito. O score de crédito é o resultado de hábitos de pagamento saudáveis, bem como o relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Ele é uma das ferramentas que as instituições financeiras utilizam na análise de crédito. Contudo, quando o consumidor é negativado no SPC e Serasa, a construção de um bom score de crédito pode acabar demorando bem mais do que o esperado. Aqui neste artigo, saiba como recuperar o score de crédito após ter o CPF negativado.

É provável que você também goste:

Dica fundamental para aumentar limite no cartão Nubank.

Prescrição legal de dívida no SPC/Serasa: jamais espere por isso!

Cartão Caixa Simples é zero anuidade e sem consulta ao SPC/Serasa.

Como recuperar o score de crédito após ser negativado no SPC e Serasa

Primeiramente, saiba que você precisa recuperar a credibilidade perante o mercado de crédito. Isso vai levar um certo tempo, não adianta tentar acelerar este processo. Entretanto, algumas atitudes podem ajudar a melhorar o seu score de crédito aos poucos.

Pagar as contas em dia para recuperar o score de crédito

É fundamental pagar as suas contas em dia para ir aumentando a pontuação do seu score de crédito. Uma possibilidade para evitar eventuais atrasos por esquecimento, é deixar as contas básicas cadastradas no débito em conta. Com isso, você não corre o risco de atrasar uma conta de água ou de luz, por exemplo.

Atualize os seus dados cadastrais

Uma dica que pode ajudá-lo a recuperar o score de crédito, é manter os seus dados permanentemente atualizados no Serasa Experian, na Boa Vista Serviços e no SPC Brasil. Todos aqueles consumidores que mantiverem os seus dados atualizados possuem mais chances de aumentar o score de crédito. Isso acontece porque as empresas poderão encontrá-lo com mais facilidade através de cruzamento de cadastros.

No site da Serasa Experian, a atualização pode ser feita gratuitamente. Inclusive você pode enviar os seus documentos, como comprovante de residência. Entretanto, em alguns casos, é necessário autenticar em cartório, e ir pessoalmente em uma das lojas. Lembramos que também é possível atualizar os seus dados através do certificado digital.

Portanto, recomendamos que você consulte os seus dados em todos os Bureaus de crédito, como SPC Brasil, Boa Vista e Serasa Experian. Caso constate alguma inconsistência, solicite que os dados sejam corrigidos.

Ative o Cadastro Positivo para recuperar o score de crédito

Ative agora mesmo o Cadastro Positivo. Com isso, você terá considerada a adimplência em operações de crédito e no pagamento de contas de consumo, como água, esgoto, luz, gás e telefone, entre outras.

Não espere pelo Novo Cadastro Positivo. Recentemente foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro o Novo Cadastro Positivo, com a inclusão automática. Ele deve entrar em vigor em meados de outubro de 2019.

Considerações finais

Infelizmente, não existe nenhuma fórmula mágica para que você consiga recuperar o score de crédito em pouco tempo. Contudo, seguindo apenas estas três dicas, você conseguirá construir aos poucos uma boa pontuação no seu score de crédito, e voltará a ter crédito no mercado.

Enfim, gostou do artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook