Como sair do Cadastro Positivo automático no SPC, Serasa e SCPC

- Publicidade -

Ainda nesta semana, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a lei que prevê a inclusão automática dos consumidores no Cadastro Positivo. A princípio, parece ser muito bom fazer parte de uma lista de bons pagadores. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre como sair desta lista. Confira maiores informações aqui neste post e saiba como sair do Cadastro Positivo automático no SPC, Serasa e SCPC.

É provável que você também goste:

Informações do Cadastro Positivo não aparecem na Serasa e Boa Vista? O que fazer?

Como sair do Cadastro Positivo automático no SPC, Serasa e SCPC

Primeiramente, é importante ressaltar que o Cadastro Positivo existe desde 2011, mas a adesão não era automática. Era necessário solicitar a inclusão, ao contrário de agora. Dentro de 90 dias, as financeiras, bancos e lojas começarão a enviar os dados dos consumidores para os Bureaus de crédito, como o SPC Brasil, a Boa Vista e a Serasa Experian. Depois disso, os consumidores terão mais 30 dias para solicitarem a exclusão, antes que o seu histórico comece a ser utilizado para consultas de crédito pelo mercado em geral.

Como sair do Cadastro Positivo

A exclusão do Cadastro Positivo poderá ser solicitada tanto por quem já era incluído por opção, quanto por aqueles que forem incluídos automaticamente com a nova lei em vigor. Ao requisitar para um dos Bureaus de crédito, o CPF é removido automaticamente de todos os demais. Entretanto isso vai levar de dois a quatro dias para que o CPF não esteja mais disponível para consulta.

SPC Brasil

Para ter o seu CPF excluído do Cadastro Positivo do SPC Brasi, é necessário ir diretamente nas suas lojas espalhadas pelo Brasil. Uma outra opção bem simples é ligar para o 0800 8879105, optar pela exclusão e informar o CPF.

Boa Vista

- Publicidade -

Na Boa Vista, você precisa ir presencialmente em uma das suas lojas, solicitar por correspondência, ou no Portal do Consumidor Positivo.

Serasa Experian

Na Serasa Experian, a exclusão pode ser solicitada na agência, através de carta ou pelo site. Entretanto, se você optar por sair do Cadastro Positivo pelo site, é necessário ter o certificado digital, dificultando o procedimento.

Cabe ressaltar que na Serasa Experian reforça para que o consumidor tenha ciência ao solicitar para sair do Cadastro Positivo. Ou seja, ao sair do Cadastro Positivo, o consumidor volta a ser avaliado pelo seu histórico negativo, e não pelas informações atuais de pagamento.

E então, gostou do artigo?

Nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe todas as notícias e artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

- Publicidade -
Eduardo Mendeshttps://seucreditodigital.com.br/author/mendes/
Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Co-Fundador do site Seu Crédito Digital.
- Publicidade -

Últimas Notícias

Juro baixo e segurança jurídica atraem fundos de investimentos de private equity no Brasil

Os juros baixos fixados pelo Banco Central (Bacen) somado aos novos marcos regulatórios que trazem segurança jurídica abriu grande espaço para investidores externos que...

Valor do auxílio emergencial tem prazo para ficar na conta. Saiba quanto tempo você pode demorar para usar o benefício

Desde que o auxílio emergencial começou a ser pago, em abril desse ano, muitas regras mudaram e vários calendários de pagamento foram divulgados. No...

Caixa Tem bloqueado? Como evitar ir à agência para desbloqueio do App

Nas últimas semanas, a Caixa Econômica Federal intensificou algumas ações para evitar que aconteçam fraudes com o auxílio emergencial. Uma delas, foi o bloqueio...

Empresas poderão contratar até a metade dos funcionários com contrato por hora

Conforme projeto do governo, em breve as empresas poderão contratar até metade dos funcionários com contrato por hora. Essa mudança é a base da...
- Publicidade -