Desde que foi aprovada a lei Complementar 166, que corresponde ao Novo Cadastro Positivo em abril deste ano, os birôs de crédito deveriam estar trocando informações com o mercado de crédito sem a sua autorização. Entretanto, isso ainda não está acontecendo efetivamente. Se você acha que o seu histórico de pagamentos já está sendo considerado, está enganado. Além disso, se você conferiu as informações do seu Cadastro Positivo, e percebeu que faltam informações de pagamento de vários cartões de crédito e de instituições bancárias, saiba aqui o que fazer.

É provável que você também goste:

Hackers vazam dados de 90 mil clientes da MasterCard.

Os 3 melhores sites de cashback, que devolvem dinheiro das compras.

Suposta falha no App do Nubank permite aprovação imediata no cartão de crédito.

Informações do Cadastro Positivo não aparecem na Serasa e Boa Vista? O que fazer?

Primeiramente, o novo Cadastro Positivo deveria ter entrado em vigor desde o dia 9 de julho. Contudo, dependia de regulamentação para entrar realmente em vigor. Primeiramente, dependia de regulamentação através de decreto presidencial – isso foi feito em 24 de julho. Posteriormente, de resolução da regulação pelo Banco Central, feito em 29 de julho. Por fim, somente depois disso os gestores de bancos de dados começaram a se registrar no BACEN.

Portanto, até o presente momento, o Novo Cadastro Positivo não entrou completamente em vigor, e não está considerando ainda as informações de pagamento dos consumidores.

Quais as vantagens do Cadastro Positivo?

Em tese, quem aderir ao cadastro positivo terá uma nota de crédito definida de acordo com o pagamento de suas contas. Ou seja, o bom pagador, aquele que paga seus compromissos em dia, terá uma nota de crédito mais alta. Enfim, isso poderá ser considerado pelas instituições financeiras no momento da concessão do crédito ao consumidor. O consumidor poderá solicitar a remoção do Cadastro Positivo a qualquer momento, de acordo com a lei.

Como saber se está incluído no Cadastro Positivo da Serasa e Boa Vista?

Quem aderiu ao Cadastro Positivo voluntariamente antes da nova lei, deve estar recebendo ainda informações relacionadas às instituições bancárias e financeiras. Pagamento de faturas de cartões de crédito, por exemplo, devem ser consideradas no seu Cadastro Positivo.

Todavia, anteriormente era necessário solicitar a inclusão em cada um dos birôs de crédito. Ou seja, se você optasse apenas pelo Cadastro Positivo na Boa Vista, não seria automaticamente incluído na Serasa Experian, e o contrário também.

Como incluir informações dos seus cartões de crédito?

Com a nova regra, contas de água, luz e telefone também serão informadas, aumentando a pontuação do seu score de crédito.

Acontece que muitas instituições financeiras ainda não enviam as informações ao Cadastro Positivo. Portanto, é muito importante que você mesmo consulte quais as informações que constam no seu Cadastro Positivo. Faça uma consulta no site da Boa Vista e na Serasa Consumidor e verifique se faltam informações de cartões de crédito.

Se estiverem faltando informações de algumas empresas, você deve entrar em contato diretamente com elas, uma a uma para que elas informem mensalmente a base de dados da Serasa e da Boa Vista. Com isso, você se antecipa á nova regra, e mantém o seu Cadastro Positivo o mais confiável possível, ajudando na pontuação do seu score de crédito.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.