App do TSE substitui título de eleitor. Saiba como usar nas eleições

0

Desde que começamos a enfrentar a pandemia do novo coronavírus, com a imposição do distanciamento social, várias ações têm sido implementadas para evitar o contato entre as pessoas, e facilitar na hora de buscar informações sobre onde votar, como a seção, zona, débitos eleitorais, e até mesmo justificar a ausência no dia da votação das eleições municipais. Aqui nesta matéria, conheça as funcionalidades e saiba como baixar e usar o app e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE nas eleições 2020.

É provável que você também goste:

E-Título não funciona? Saiba o que fazer para justificar seu voto

Como funciona a Orange Box (CAIXA SURPRESA) do Banco Inter?

O Banco Inter já SUPEROU o Nubank? Que o jogo comece!

App do TSE substitui título de eleitor

Primeiramente, o TSE vem incentivando os eleitores a baixarem o e-Título, um aplicativo que serve como via digital do título de eleitor.

Confira as funcionalidades do app e-Título:

  • Consultar informações sobre seção e zona eleitoral;
  • Conferir débitos eleitorais;
  • Verificar autenticidade de documentos;
  • Conferir informações sobre o processo eleitoral;
  • Emitir Certidão eleitoral e criminal eleitoral;
  • Consultar local de votação para terceiros;
  • Participar como mesário voluntário;
  • Justificar a ausência do voto, caso você não possa comparecer à votação neste domingo (15). É possível conferir onde você pode fazer isso pessoalmente.

Considerando a funcionalidade de justificativa de voto, ainda não está disponível. Ela somente estará visível ao usuário no dia da eleição, especificamente no horário entre 7h e 17h.

TSE recomenda o uso do app

O TSE recomenda o uso do app e-Título, principalmente para evitar aglomerações nos colégios eleitorais. Para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico, o app mostra a foto do eleitor e possibilita que o cidadão apresente somente o seu perfil no app para votar.

Horário das eleições municipais 2020

Este ano, o horário de votação será estendido, entree 7h e 17h, sendo que as pessoas maiores de 60 anos terão prioridade entre 7h e 10h da manhã.

O TSE também sugere que o eleitor leve a sua própria caneta para assinar o caderno de registro da seção eleitoral. Cabe ressaltar que não haverá higienização das urnas e não será permitido votar sem o uso de máscara.

Como baixar o app e-Título

Para baixar o app e-Título, basta entrar na loja de aplicativos do seu Smartphone (Android ou iOS), aceitar os termos de uso e preencher os dados exatamente como no seu título de eleitor.

É necessário preencher o seu nome completo, data de nascimento, número do CPF ou do título, nome da mãe e nome do pai. Você precisa confirmar o seu local de votação, o estado e parte do seu endereço, para validar o dispositivo. É necessário criar uma senha de seis dígitos.

Cabe ressaltar que se tiver alguma informação errada, não será possível usar o aplicativo. Dessa forma, você precisa estar com o título de eleitor em mãos.

Como justificar o voto com o e-Título

Esta semana, publicamos uma matéria no site Seu Crédito Digital explicando como justificar o voto com o aplicativo do TSE. Confira logo a seguir.

Por fim, se você ainda ficou com alguma dúvida, assista a este vídeo do TSE.

E-Título facilita a vida do eleitor

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar