Veja como usar o FGTS para reduzir parcelas de financiamento pelo celular

Você pode usar o saldo do FGTS para amortizar o saldo devedor da operação de crédito habitacional.

0

O mutuário de financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) pode reduzir o valor da parcela ou o prazo do crédito por meio pelo celular. Dessa forma, você pode usar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para amortizar o saldo devedor da operação de crédito.

É provável que você também goste:

HELPIE lança conta digital com sistema Pix voltada exclusivamente para autônomos.

Justiça libera pagamentos de até R$ 62.700 a aposentados e pensionistas do INSS.

Serasa Score ou Boa Vista Score: Qual o Nubank consulta?

Além de reduzir o saldo devedor, o mutuário pode até quitar totalmente o débito, caso tenha saldo suficiente na conta do FGTS. O serviço está disponível no aplicativo Habitação Caixa, da Caixa Econômica Federal, e na página do banco na internet.

Mas se você não está muito acostumado com a tecnologia, não se preocupe. Você também pode fazer a amortização das parcelas por telefone. Basta ligar para 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0505 (demais cidades) e digitar a opção 7. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

É possível pedir a amortização mais de uma vez

Conforme a Caixa, o cliente pode pedir a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais quantas vezes quiser. No entanto, é necessário esperar ao menos dois anos para repetir a operação em um mesmo financiamento.

No caso de um casal que tenha assinado o financiamento, a contagem de tempo é separada para o titular e o coobrigado do contrato. Se o titular usou seu FGTS para reduzir o valor das parcelas há menos de dois anos, o coobrigado pode usar o saldo de suas contas no fundo para nova amortização ou liquidação, desde que atenda aos demais requisitos para a modalidade.

Além dos financiamentos do SFH, você pode usar o FGTS para amortizar o saldo devedor de autofinanciamentos com as cooperativas habitacionais e o Sistema de Consórcio (SCONS) e em programas governamentais destinados à moradia própria do trabalhador. Isso vale para programas em âmbito federal, estadual ou municipal.

Consulta ao saldo nas contas do FGTS

Contudo, antes de pedir para reduzir parcelas, o cliente deve consultar o saldo nas contas do FGTS. Isso pode ser feito no aplicativo FGTS, da Caixa, ou pela internet.

Caso recorra ao site da Caixa, o usuário deve digitar o número do CPF, do Número de Inscrição Social (NIS) ou o e-mail cadastrado. Em seguida, é preciso informar a sua senha. Caso a tenha perdido, o cliente pode pedir uma nova senha. Se nunca tiver acessado a página, o trabalhador pode cadastrar uma senha, mas precisará informar o número do título de eleitor.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Fonte: Agência Brasil

Imagem: ImYanis / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar