Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça o novo sistema de cálculos do INSS

O simulador de aposentadoria está sendo adaptado pelo INSS com o intuito de excluir uma regra de cálculo mais vantajosa. Saiba mais.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O simulador de aposentadoria está sendo adaptado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o intuito de excluir uma regra de cálculo mais vantajosa ocasionada pela Reforma da Previdência.

Assim, a exclusão foi gerada pela publicação da Lei 14.331, que entrou em vigor em maio deste ano e acabou com a norma, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Mudança no INSS

Desde o dia 13 de novembro de 2019, com a Reforma da Previdência, a contribuição única foi incluída no cálculo da aposentadoria. De acordo com a regra, seria possível descartar todas as contribuições e utilizar somente uma, de maior valor em sua média salarial, para aumentar a aposentadoria.

Contudo, para utilizar esta regra era preciso ter feito, no mínimo, 180 contribuições ao INSS, e não ter usado o que foi descartado em nenhum outro regime.

Simulador do INSS fora do ar

Por meio de nota, o INSS informou que o simulador está “temporariamente indisponível até que o sistema seja adequado às alterações legais trazidas pela lei 14.331/2022 que alterou a lei 8.213/1991, com novos parâmetros de cálculo de valor”.

Além disso, o instituto lembrou que o cálculo da média salarial “está disponível apenas para aqueles que estão há cinco anos de realizar o pedido de aposentadoria”.

O INSS orienta que o segurado use o cálculo da média sempre através do simulador no Meu INSS, devido ao fato de que o cálculo não é fácil e pode ocorrer erros se o trabalhador fizer por conta própria.

De acordo com os especialistas, mesmo no cálculo feito pelo Meu INSS há falhas, pois caso todas as contribuições não estejam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o sistema não poderá calcular o valor correto. Ademais, o segurado com particularidades, como ter tempo especial, tem um cálculo aproximado e não exato.

Como fazer o cálculo da aposentadoria?

Como o simulador do INSS está fora do ar, o segurado que está próximo a se aposentar deve procurar um especialista que possa efetuar a conta e o planejamento da melhor aposentadoria.

De acordo com o INSS, a Dataprev vem fazendo “várias intervenções para melhoria de desempenho do Meu INSS”. Porém, não há previsão para que o simulador volte a funcionar.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com