Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz cara: há possibilidade de redução?

Os brasileiros estão sofrendo as consequências dos custos adicionais na conta de luz, será que há uma solução?

Nos últimos meses os brasileiros têm sentido o peso dos subsídios da conta de luz. Em vista disso, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, comentou sobre a necessidade de reavaliação desses custos adicionais.

Sendo assim, ele ressaltou que tanto o governo quanto a agência reguladora estão atentos à questão e há a perspectiva de intervenções para aliviar o custo final da energia elétrica no país. Em suas declarações, Feitosa afirmou que a redução na conta de luz tem sido uma preocupação constante para o governo.

Pauta da redução na conta de luz chega a importante ministro

Na imagem, mão segurando uma lâmpada perto de uma conta de luz e uma calculadora.

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com

Feitosa afirmou que comenta sobre o subsídio na tarifa da energia elétrica sempre que conversa com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Diante disso, ele destacou que está seguro de que o governo tratará sobre a tarifa de nergia elétrica.

Além disso, o diretor da Anatel disse que, embora o Brasil tenha uma capacidade de geração de energia competitiva e barata, há diversos fatores que encarecem as tarifas entre a produção e o consumidor final. No entanto, sua declaração deixa entendido que sim, os custos adicionais da conta de luz podem ser retidos.

Impactos no CDE

Feitosa também abordou os impactos dos subsídios na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é compartilhada por todos os consumidores do mercado cativo. Ele alertou para os altos custos da energia elétrica, que têm consequências significativas, incluindo a desindustrialização do país.

O diretor da Aneel defendeu uma reavaliação dos subsídios embutidos na energia elétrica, destacando a importância de revisar os debates atuais que podem gerar novos impactos para o setor e os consumidores.

Importância da sustentabilidade

Feitosa enfatiza que é fundamental manter o foco na transição energética sustentável e econômica. A urgência e a relevância desse objetivo aumentam a cada dia, diante dos desafios ambientais e econômicos que o Brasil e o mundo enfrentam.

Veja também:

Antecipação do 13º de aposentados do INSS e trabalhadores já foi confirmada, veja como solicitar

Por fim, ele destaca a importância de repensar os mecanismos atuais de subsídios. Isso porque, muitas vezes eles podem distorcer o mercado e gerar impactos negativos tanto para os consumidores que tem a obrigação de pagar a conta de luz quanto para o setor elétrico como um todo.

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com