Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz seguirá alta mesmo com chuvas e menor risco de apagão

Apesar de não falar sobre o racionamento, antes do começo das chuvas já existiam alertas de que poderiam ocorrer problemas. 

O Operador Nacional do Sistema (ONS) está mais seletivo no acionamento de usinas termoelétricas. Isso deve ocorrer meses depois de funcionar com o máximo da potência do sistema elétrico do Brasil, a fim de evitar o racionamento ou os apagões no horário de ponta, disse o diretor-geral do órgão, Luiz Carlos Ciocchi.

É provável que você goste também:

Bolsonaro promete reajuste aos servidores se PEC dos Precatórios for aprovada

Caixa libera saque do Auxílio Emergencial para nascidos em novembro

Bradesco abre linha de crédito pré-aprovado pra pequenas e médias empresas

Conta de luz seguirá alta mesmo com chuvas e menor risco de apagão

Até o mês de abril, o brasileiro receberá a conta alta devido à tarifa de escassez hídrica referente à seca registrada em 2021. E o impacto do custo das termoelétricas contratadas para atravessar o período seco que vai de abril a outubro deve seguir nos próximos meses.

Em suma, as chuvas vieram antes do esperado, disse Ciocchi. Ele projetava um fim de 2021 como o de 2020, quando as chuvas só chegaram em dezembro, e recuperaram os reservatórios das hidrelétricas. Em 2021, chegaram dois meses antes, para o alívio do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Com essa chegada antes, e com todo o preparo para uma situação mais extrema, a chuva foi muito bem-vinda, e hoje a gente pode dizer com tranquilidade que, do ponto de vista de escassez hídrica, a gente não tem mais nenhuma indicação de problema, nem de energia nem de ponta, está equacionado”.

Ademais, ele disse que o operador se preparava para uma situação pior. E apesar de não falar sobre o racionamento, antes do começo das chuvas já existiam alertas de que poderiam acontecer problemas de abastecimento.

“Todas as ações que a gente vem tomando desde outubro de 2020 fazem com que essa chuva agora seja muito bem-vinda, porque agora a gente pode armazenar, pode ser um pouco mais seletivo nos despachos, não precisa levar os reservatórios a um nível de estressamento agudo, como a gente ia ter que fazer”, explicou Ciocchi.

Por fim, Ciocchi disse que elevar o nível de armazenagem de água nos reservatórios das hidrelétricas agora é obrigatório. Ademais, ele disse que esse é um processo que não se faz em um ano. No entanto, disse que em três anos os reservatórios já estarão em bons níveis.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com