Credencial para vaga preferencial de idoso pode ser emitida pelo seu celular; veja como
De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas com idade a partir de 60 anos possuem direito a estacionamento prioritário. Para isso, é necessário emitir a credencial para vaga preferencial de idoso. Agora, a pessoa pode solicitar essa credencial por meio do celular.
O processo ocorre através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Até então, somente 17 dos 26 estados disponibilizaram o serviço. Essa facilidade ainda não se aplica para pessoas relacionadas aos beneficiários.
Emissão de credencial para vaga preferencial de idoso
Recentemente, a Secretaria Nacional de Trânsito ampliou o acesso a um documento importante para a terceira idade. A credencial necessária para estacionar em vaga preferencial de idoso, antes disponível pelo Senatran, agora também tem emissão pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
Até então, os estados que aderiram ao serviço são:
- Norte – Amazonas, Pará, Rondônia;
- Nordeste – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte;
- Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso do Sul;
- Sudeste – Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo;
- Sul – Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
Os estados somam 102 órgãos de trânsito que oferecem o serviço. Quem estacionar em vaga preferencial para idoso sem a credencial visível no painel, pode levar multa média, o que resulta em um pagamento de R$ 130,16.
Veja também: Como sacar o FGTS sem ter um cartão?

Como emitir a credencial pela CDT
Para conseguir a credencial para vaga preferencial de idoso, é necessário baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS) e enviar os documentos solicitados. Com isso, a credencial é enviada diretamente para a pessoa, que possui o dever de imprimir para colocar no painel do carro.
Por enquanto, o serviço é apenas para os condutores de terceira idade. Quem é responsável pelo transporte de idosos ainda depende de solicitar presencialmente a credencial. Entretanto, há a expectativa de que em breve os órgãos ofereçam o atendimento para essas pessoas de forma digital também.
Imagem: Freepik /Freepik.com