Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

De endividados a investidores: conheça iniciativas que ajudam os brasileiros a virar o jogo da vida financeira

Entre endividados e investidores, os brasileiros estão mais preocupados em virar o jogo da vida financeira. Saiba mais.

Entre endividados e investidores, percebe-se que nos últimos anos o brasileiro está mais interessado em tomar as rédeas de sua vida financeira. Assim, seja para sair do vermelho ou multiplicar seu dinheiro, os conteúdos e iniciativas referentes à economia são cada vez mais consumidos e procurados.

De acordo com levantamento da Anbima, a população se divide entre 36% de investidores e 64% de não investidores. Desse modo, siga na leitura para conhecer projetos que podem ajudar você a virar o jogo da vida financeira.

Brasileiros estão mais preocupados com a vida financeira

Pessoa fazendo contas na calculadora com um símbolo de porcentagem ao lado.
Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o número de endividados no país apresentou, em agosto de 2023, sua terceira queda seguida, marcando 12.831.200 endividados. 

Na 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, feito pela Anbima, 5.818 pessoas de todas as regiões do país foram entrevistadas, sendo elas maiores de 16 anos e pertencentes às classes A/B, C e D/E, todas economicamente ativas. Com base nas informações reveladas pelo levantamento realizado em novembro de 2022, 32% dos entrevistados afirmaram ter conseguido economizar. O percentual é superior aos 27% da edição de 2021. 

A maior parcela dos entrevistados que economizaram, cerca de 44%, destaca ter diminuído os gastos e deixado de sair. Do total do público que economizou, 38% aplicou as economias em produtos financeiros, mostrando o crescimentos do interesse pelos investimentos. Apesar disso, o perfil do investidor brasileiro ainda é conservador, se destacando a caderneta de poupança.

Conheça algumas iniciativas que podem te ajudar com as finanças 

O levantamento aponta que encontros presenciais com gerentes e assessores ainda são os métodos favoritos dos brasileiros para decidir o destino de seus investimentos. No entanto, também é possível perceber um destaque entre sites, aplicativos e influenciadores financeiros.

Veja também:

Como a aposentadoria por idade funciona para quem é PcD?

Assim surgem e se fortalecem projetos como o Serasa Influencer Community. Trata-se de uma comunidade lançada no último dia 14 de setembro cujo objetivo é reunir influenciadores de finanças para promover troca de experiência e conteúdo sobre vida financeira. Uma das influenciadoras convidada a participar do grupo foi a responsável pelo site daumbizuu.com.br, Amanda Viedo. 

“Recebi o convite no próprio instagram e já fiquei eufórica! O evento de lançamento foi impressionante. É incrível ver uma iniciativa tão poderosa que reúne influenciadores comprometidos em promover a educação e proteção financeira”, disse a influenciadora.

Como citado anteriormente, além dos assessores e influenciadores, sites e plataformas também são fontes de confiança entre os brasileiros na hora de buscar soluções para a vida financeira. Assim se fortalece a Oinc entre os interessados por finanças. A conta digital exclusiva tem o objetivo de ajudar seus clientes na tomada de decisões financeiras. Em entrevista, Gabriel Duarte, advogado e um dos fundadores da Oinc ressalta o interesse da conta de ajudar seu público a colocar o orçamento em dia.

É válido destacar que 66% dos respondentes da pesquisa da Anbima afirmaram ter uma visão otimista em relação ao ambiente macroeconômico para 2023. Assim, percebe-se o alto percentual no maior interesse e confiança do brasileiro nas aplicações e na adesão de serviços e conteúdos de educação financeira como a Oinc e o projeto do Serasa.

Imagem: Chatham172 / Shutterstock.com