A pontuação do score de crédito é fundamental para conseguir crédito no mercado. Quanto maior for a sua nota de crédito, obviamente você terá mais facilidades em conseguir empréstimos, cartões de crédito, financiamentos, entre outros. Confira logo abaixo os principais motivos que fazem o seu score de crédito diminuir.

É provável que você também goste:

SMS e e-mail ganham força como instrumentos para recuperar crédito

Páscoa Solidária: Nestlé está doando ovos de Páscoa em promoção pelo WhatsApp?

Bradesco libera crédito para pagamento de 1 milhão de salários para pequenas e médias empresas

Como funciona a pontuação do score de crédito:

Em todos os birôs de crédito, como SPC Brasil, Serasa Experian, Quod e Boa Vista, a pontuação funciona da seguinte forma: de 0 a 1000, sendo que quanto menor, mais chances do consumidor não pagar suas dívidas, e quanto maior, mais chances de pagar, consequentemente.

Risco de inadimplência

score de crédito diminuir

São inúmeros fatores que interferem na pontuação. Contudo, é importante você saber que ela é baseada nas informações contidas no seu relatório de crédito. Os dados são levantados de acordo com a maneira como você lida com suas finanças. Portanto, a causa da queda, obrigatoriamente, está relacionada a uma mudança no relatório de crédito. Confira, então, logo abaixo, as razões que fazem você ter o seu score diminuído e, consequentemente, fazem dificultar a sua obtenção de crédito no mercado.

Descubra os principais motivos que fazem o seu score de crédito diminuir

score de crédito diminuir

Pagamento atrasado

Se você está com algum pagamento em atraso por mais de 30 dias, provavelmente o credor já comunicou os gestores de crédito sobre a inadimplência, especialmente através do novo Cadastro Positivo. E isso será, certamente, impactado em sua pontuação de crédito.

Muitos pedidos de crédito

Os pedidos de crédito ao mercado influenciam diretamente no seu score de crédito. Ou seja, a partir do momento que você fizer um pedido de crédito, seu score poderá estar em risco. No entanto, felizmente, essas informações influenciam pelo menos ao longo de três meses. Depois que acaba este período, seu score volta a subir. É importante, sobretudo, pedir o crédito quanto estiver com um bom score e não ficar pedindo a todo instante para as instituições financeiras.

Compra de valor alto no cartão de crédito

Outro ponto que pode influenciar na queda da pontuação de crédito é se você está utilizando quase a totalidade do seu limite de crédito. Até mesmo se você pagar o valor cheio da dívida. Isso porque o seu saldo pode ser relatado antes do pagamento ter sido realizado.

Conta não paga enviada para cobrança

Se por acaso você não pagou uma conta, uma informação negativa poderá ser adicionada em seu relatório de crédito. Ela também poderá ser enviada aos birôs de crédito, o que fará automaticamente prejudicar a sua pontuação de crédito.

Dicas para aumentar o seu score de crédito

  • Limpe o seu nome – negocie com os credores e pague todas suas dívidas;
  • Atualize os seus dados na Serasa – ter os dados atualizados é extremamente importante. Quanto mais as suas informações forem exatas, mais confiável será o seu cadastro;
  • Pague as contas em dia – pagar as contas em dia é fundamental para que sua saúde financeira fique controlada. Assim será mais fácil aumentar a pontuação de crédito.
  • Mantenha ativo o seu Cadastro Positivo – Todos os birôs de crédito oferecem o Cadastro Positivo. Basta deixá-lo ativo, e registrar as contas pagas em dia e seu bom relacionamento com bancos e empresas.

Por fim, assista também um vídeo do nosso canal com algumas dicas para aumentar o seu score.

COMO AUMENTAR SEU SCORE – 6 DICAS para ser APROVADO em EMPRÉSTIMO E CARTÃO

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: SerasaConsumidor

Imagem: Olivier Le Moal via shutterstock.com

Sobre o Autor

Luiz Felipe Kessler

Cofundador

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Ver todos os artigos