Devido ao aumento da inadimplência, termos como ‘empréstimo’ e ‘renegociação’ dominam as buscas na internet
Devido a alta da inadimplência, o termo “Desenrola Brasil” teve um aumento considerável, além de “empréstimo pessoal”. Confira o ranking!
De acordo com o Mapa da Inadimplência da Serasa, em setembro, o número de inadimplentes era de 71,82 milhões, o que revela um aumento de 0,12% em relação a agosto deste ano. Além disso, o valor médio de cada dívida também apresentou aumento em relação ao mês anterior, ficando em R$ 1.355,92 (+2,69%).
Diante disso, segundo o relatório da Similarweb “Digital Banks Brasil” de outubro de 2023, entre os termos mais buscados entre os brasileiros estão o programa de renegociação de dívidas do governo federal, o “Desenrola Brasil”. Veja mais detalhes do ranking de buscas online!
Buscas na internet
Nesse sentido, de acordo com o levantamento da Similarweb, em julho, o termo “Desenrola Brasil” teve um aumento considerável. Além disso, as palavras “empréstimo pessoal” também ficou em evidência. Confira:
- Desenrola Brasil;
- Conectividade social icpv2;
- Conectividade social;
- Conectividade social v2;
- Boleto fies;
- Cnd fgts;
- Dólar;
- Minha Casa Minha Vida;
- Empréstimo pessoal;
- Consulta cpf.
Assim, além dos termos “Desenrola Brasil” e “empréstimo pessoal”, também aparece no ranking de mais buscados na internet o termo “Consulta cpf”, o que mostra que os brasileiros têm buscado saber da situação de seu CPF, se está negativado ou não.

Aplicativos bancários mais utilizados
Ademais, a pesquisa da Similarweb mostra que as instituições financeiras Nubank, PicPay, C6 Bank e Mercado Pago possuem o maior número de downloads. Assim, confira quais são os aplicativos bancários mais acessados pelos brasileiros:
- Nubank: 44,7%;
- Mercado Pago: 25,11%;
- PicPay: 23,52%;
- Serasa: 16,45%;
- C6 Bank: 11,24%.
Como podemos notar, o Nubank continua sendo o queridinho dos brasileiros em disparado, com 44,7% dos downloads. Em seguida, aparece o Mercado Pago (25,11%), braço financeiro do Mercado Livre, que vem ganhando cada vez mais espaço.
Veja também:
Cobrança de dívida prescrita por meio extrajudicial está proibida?
Por fim, o aplicativo da Serasa (16,45%) também aparece em uma boa colocação no ranking, o que pode ser possível graças ao interesse da população em “Consultar o CPF”.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com