Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

C6 Bank, em parceria com Febraban e BC, dá dicas para não cair em golpes do Pix

Veja como se proteger das fraudes mais comuns dentro do Pix

0

Com a popularidade do PIX, é bastante comum que criminosos tente usar esse meio de pagamento para aplicar golpes em usuários de bancos digitais. Pensando nisso, em parceria com o Banco Central e a Febraban, o C6 Bank criou algumas dicas de como evitar passar por esse tipo de situação. As dicas foram veiculadas no perfil do Twitter do banco digital, conforme mensagem abaixo. Veja, a seguir, como se proteger de golpes no Pix!

https://twitter.com/C6Bank/status/1388137359754108936

É provável que você goste também

STF julga ação que pode render um bom dinheiro para trabalhadores com perdas no FGTS entre 1999 e 2013

C6 Bank: como definir um limite diário de transações Pix?

Cade aprova a compra pelo BTG do restante da Caixa no Banco Pan

C6 Bank, em parceria com Febraban e BC, dá dicas para não cair em golpes do Pix

De acordo com o banco, a primeira dica é tomar cuidado com sites falsos que atuam em nome do Pix. Nesse tipo de golpe, os criminosos enviam por e-mail, SMS ou redes sociais links falsos em nome do banco para a vítima realizar um cadastro ou transação do PIX a fim de roubar seus dados.

O segundo tipo de fraude é a invasão de conta, quando o fraudador envia mensagem suspeita por SMS, WhatsApp ou por um site falso, e a vítima responde e libera o acesso para sua conta bancária.

Outro golpe comum, de acordo com o C6 Bank, é quando golpistas se passam por um atendente bancário e entram em contato para resolver assuntos de cadastro do PIX. Nesse caso, a vítima acaba fornecendo informações de login e senha do banco.

Cuidado com o golpe do Pix em dobro

Por fim, o C6 Bank alerta do famoso golpe do Pix em dobro, quando os criminosos prometem devolver o valor em dobro para a sua conta se você fazer um PIX para uma “chave com problema”.

Esse é um dos tipos de fraudes financeiras mais comuns dentro do novo sistema de pagamento do Banco Central.

Portanto, para evitar esses e outros golpes, é possível tomar alguns cuidados básicos, como:

  • proteger seu acesso: crie senhas complexas e não use senhas repetidas;
  • verificar a autenticidade de endereços visitados na internet;
  • cadastrar e fazer o PIX somente pelo app do seu banco;
  • jamais confiar em promessas de dinheiro fácil.

Enfim, o C6 Bank alerta que, no caso de qualquer suspeita, a melhor atitude é entrar em contato com o seu banco por meio dos canais oficiais, e buscar resolver o problema o quanto antes.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com

Comentários
Carregando...