Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

8 dicas para não cair em golpes de pagamento pelo WhatsApp

Algumas ações simples podem ser muito efetivas para evitar golpes.

O sistema de pagamento via WhatsApp vem sendo liberado desde a última semana. Dessa forma, é possível enviar e receber dinheiro por meio do aplicativo, a partir da mediação do Facebook Pay. Apesar deste trazer serviços de proteção, é importante estar alerta para não cair em golpes cibernéticos. Por isso, confira abaixo, 8 dicas para não ser alvo de ataques.

É provável que você goste também

Dólar em queda e patamar já é o mais baixo desde dezembro

Banco do Brasil dá dicas para não cair no golpe da clonagem do WhatsApp

Golpe de phishing rouba dados bancários ao prometer vacina contra Covid

8 dicas para não cair em golpes de pagamento pelo WhatsApp

É importante fazer uso do sistema de pagamento por WhatsApp (disponível para Android e iOS) com muita atenção. Apesar de contar com medidas básicas de segurança, todo cuidado é pouco. Confira abaixo 8 dicas para não cair em golpes de pagamento pelo WhatsApp.

1 – Ative a autenticação em dois fatores

Por meio dessa medida, você dá uma proteção extra ao seu smartphone. Afinal, esse recurso pede o PIN (escolhido pelo usuário), quando ele faz login em um novo celular. Dessa forma, mesmo que o criminoso tenha acesso ao código de autenticação, ele vai precisa ter a senha personalizada da vítima.

Para ativar a autenticação em dois fatores no WhatsApp, acesse as “Configurações”. Logo após, clique em “Conta” e em “Confirmação em duas etapas”. Em seguida, clique em “Ativar”, e termine o processo criando uma senha de 6 dígitos. 

2 – Tome cuidado com apps falsos

De acordo com o relatório do primeiro trimestre de 2020 da Upstream, 8,9 milhões de celulares do Brasil sofreram algum golpe. Os malwares estão bastante presentes em aplicativos falsos, que em geral têm nomes parecidos com os dos apps verdadeiros.

Dessa forma, para não cair em golpes do tipo, é importante verificar o nome do fabricante e desconfiar de empresas desconhecidas. Além disso, recomenda-se acessar o site da plataforma, para ver o nome oficial do aplicativo. 

3 – Ficou em dúvida? Consulte seu banco

No caso de qualquer dúvida ou suspeita, nunca deixe de contatar o seu banco. Todos os dados necessários para fazer a transação via WhatsApp passam pelo sistema do banco. Assim, a instituição tem acesso a todas essas informações. 

Atualmente, só é possível fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay com cartões de débito ou pré-pago do Nubank, Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next e Sicredi – de bandeiras Visa e Mastercard.

4 – Tome cuidado com promoções muito vantajosas

De acordo com levantamento da empresa de segurança digital PSafe, 23 usuários sofrem golpe pelo WhatsApp todos os dias no Brasil. Esses golpes têm em comum a oferta de um produto ou serviço gratuito, em troca de dados da vítima.

Quando a vítima dá dados pessoais e clica em links suspeitos, pode liberar acesso ao seu celular para criminosos. Dessa forma, sempre é importante verificar se a promoção é real ou não, para não cair em golpes.

5 – Não faça transações em redes públicas

Embora as redes gratuitas de Wi-Fi facilitem o acesso à internet, é importante tomar cuidado. Não recomenda-se acessar aplicativos de bancos, nem realizar transações financeiras em Wi-Fi público. Afinal, esse tipo de rede pode ter conexões com vírus, bem como malwares. Por isso, priorize sempre usar redes seguras, bem como o Wi-Fi próprio, por exemplo.

6 – Use senha ou digital no celular

Ter uma senha de desbloqueio por digital no Android, ou Touch ID no iPhone, são medidas extremamente importantes. Dessa forma simples, pode-se impedir a invasão do smartphone. 

Para fazer uma transação no WhatsApp, a pessoa deve ter a sua senha PIN do Facebook Pay, ou ainda, biometria. Assim, você tem mais uma barreira de segurança. 

7 – Nunca repasse códigos recebidos por SMS

Os criminosos podem clonar contas do WhatsApp e fingir ser a vítima ao obter o código de confirmação do mensageiro. Os golpistas entram em contato se passando por empresas conhecidas para solicitar o código enviado por SMS.

O criminoso pode roubar a conta e fingir ser a vítima. Assim, ele pode pedir para conhecidos enviarem dinheiro com os pagamentos do WhatsApp. 

8 – Instale um antivírus

Por fim, para não cair em golpes de pagamento pelo WhatsApp, recomenda-se a instalação de um antivírus no celular. Assim, ele pode bloquear ataques de malwares, bem como roubos de dados. Como exemplos, há o AVG, o Avast e o Kaspersky. Todos eles possuem modalidades pagas e gratuitas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Gorodenkoff / shutterstock.com