Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira 7 dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos

Ser um profissional autônomo é o grande sonho de muitos brasileiros. Fazer seu próprio horário, ter o controle das atividades e até mesmo, poder gerir seus negócios da forma que bem entender. Entretanto, a grande verdade é que está muito longe de ser tudo isso que pensam. Quem trabalha por conta própria sabe muito bem que organização financeira é algo que precisa ser feito com atenção, afinal diferente de um assalariado, não se tem certeza de quanto virá no próximo mês. Portanto, para ajudá-lo, separamos algumas dicas de planejamento financeiro para autônomos.

É provável que você também goste:

Dólar vai a R$ 4,3198 e atinge maior valor nominal da história. De novo!

Caixa estuda abertura de PDV e deve fechar agências em todo país

Poupança com baixo rendimento tem a maior retirada líquida da história.

Confira 7 dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos

Óbvio que trocar a modalidade CLT tem suas vantagens, no entanto para se ter sucesso o planejamento financeiro precisa estar impecável. A principal diferença são as oscilações nos valores recebidos e você terá que aprender a lidar com todas essas variáveis. Todos os meses, o que você receberá será diferente.

É por isso que preparamos esse artigo para você. Queremos ensinar a fazer um planejamento financeiro para autônomos eficiente! Está pronto?

Dica 1 – Divida as suas contas com das contas da empresa

Especialistas que entendem muito desse assunto sempre dão a mesma opinião. E garantem que esse é o motivo da vida financeira de qualquer autônomo começar a dar problemas.

É muito comum que seja unificado os gastos pessoais com os gastos da empresa, isso é um grande problema. Será preciso separar ambos, organizando tudo de maneira distinta.

Não é apenas por questão de dinheiro, mas quando você faz essa separação fica mais fácil para fazer a declaração do imposto de renda, emitir nota e até, verificar se você tem ou não dinheiro sobrando.

Primeiro passo? Separe as contas bancárias! Tenha pelo menos uma conta para pessoa física e outra para pessoa jurídica.

Dica 2 – Saiba quais são os custos fixos, seu e da empresa!

Seguindo o mesmo pensamento de separação, será necessário compreender quais são os custos fixos pessoais que você tem e quais são os gastos da sua empresa.

Planilhar isso é uma ótima forma de ter uma visão geral dos gatos e até mesmo, visualizar o que não é tão necessário e pode ser cortado.

Ah, e dê atenção especial a períodos como o começo do ano. Suas contas pessoais e a da empresa vão aumentar, então tome cuidado para não se endividar.

Usar um gerenciador financeiro pode ser uma excelente opção. Nele, você acompanhará todos os gastos e ganhos, podendo ter uma visão segura e rápida de como anda a saúde financeira da sua empresa e também, pessoal.

Existem vários aplicativos simples de serem usados e que ajudam muito nesse tipo de acompanhamento.

Basta procurar para ver qual funciona melhor para você.

Dica 3 – Uso do cartão de crédito com consciência

Quando não utilizado com consciência, o cartão de crédito é um dos grandes inimigos do profissional autônomo. Isso porque, vamos usando de pouco em pouco e quando a fatura fecha, o valor é altíssimo.

Use o cartão com inteligência, por exemplo, para ganhar maior prazo para pagamento de contas ou mesmo, para juntar milhas.

Lembrando sempre que, cartão de crédito da pessoa jurídica não deve ser utilizado para seus gastos pessoais.

Dica 4 – Tenha uma reserva de emergência

Como já dissemos, quem é autônomo precisa aprender a lidar com as inconstâncias do mercado, sendo assim, manter um planejamento financeiro, tendo uma reserva para os momentos de emergência ajuda e muito a pagar dívidas inesperadas.

Procure sempre guardar um pouco, assim você não será pego de surpresa. Especialistas recomendam que deve ser guardado um valor que dê para cobrir seus gastos de 5 a 6 meses, no mínimo. O ideal é que seja correspondente ao período de até um ano, no caso de autônomos. O mesmo deve ser feito para sua empresa.

Dica 5 – Invista seu dinheiro

Parece uma dica muito simples, mas muitos profissionais autônomos acabam recebendo em dinheiro e o guardam em casa.

Primeiro, isso não é nada seguro!

Segundo, você está deixando seu dinheiro parado, sem que gere pequenos lucros.

Como assim?

Se o seu dinheiro não tiver investido em algo, com o passar do tempo, você perder poder de compra e acaba perdendo para a inflação.

Quando você investe, seu dinheiro começa a trabalhar em seu favor. Procure um investimento que tenha mais o seu perfil, avalie os riscos, a durabilidade e comece aos poucos.

Dica 6 – Sua empresa precisa de um capital de giro

Sua empresa precisa de um capital de giro para se manter funcionando, nem que seja o mínimo para rodar. Principalmente, se você tiver funcionários que esperam receber seus salários todos os meses. Manter a saúde de seu fluxo de caixa é de extrema importância para que você não precise ficar mexendo em seus investimentos.

Caso você não tenha, o recomendando é buscar uma linha de crédito de juros acessíveis e que possibilitem o pagamento de um jeito que se enquadre ao fluxo de sua empresa. Lembre-se que o empréstimo online precisa ser uma opção a regra e não virar rotina.

Dica 7 – Escolhendo uma linha de empréstimo online

Quem está começando um novo negócio e não tem dinheiro para investir…

Ou mesmo, empreendedores que estão apertados na vida pessoal e foram pegos de surpresas com as contas de começo de ano, podem optar por um empréstimo online para quitar suas dívidas.

Se o empréstimo pessoal for para suas dívidas, ele deve ser feito através de PF e não envolver sua empresa nisso.

Caso seja para capital de giro, aí o melhor é fazer pelo CNPJ da sua empresa.

No entanto, é preciso sempre avaliar:

  • As condições de juros;
  • Taxas;
  • Tempo de liberação do empréstimo;
  • Valor a ser liberado.

Muitas vezes, optar por um empréstimo pessoal online é a forma mais fácil de ter esse dinheiro disponível em suas mãos de maneira rápida. Isso porque, você fará todo o preenchimento da simulação via internet e dentro de poucas horas terá o valor liberado para você.

Quer fazer uma simulação?

Preencha seu cadastro aqui

Gostou desse conteúdo?

Se você ficou com alguma dúvida, por favor, deixe na caixa de comentários abaixo!

E compartilhe com amigos e parentes que estão querendo abrir seu próprio negócio!

Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das melhores dicas do mercado.

Até breve!

Enfim, gostou da matéria com dicas de planejamento financeiro para autônomos?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Liberato Giardiello via shutterstock.com